O "Clean Up the Atlantic" é uma ação de limpeza do litoral, promovida anualmente pela autarquia, na Baía de Cascais e ao longo da orla costeira, e tem como objetivos alertar e sensibilizar a opinião pública para a problemática da poluição marítima, o seu impacte negativo na biodiversidade e, paralelamente, incentivar a prática de mergulho no concelho.
A iniciativa é aberta a todos os voluntários com experiência em mergulho, que participam na limpeza subaquática, e ao público em geral, que tem a possibilidade de dar o seu contributo numa ação de limpeza da orla costeira.
No final da ação, o lixo é pesado e fica exposto durante algumas horas na Baía de Cascais, de modo a proporcionar uma melhor tomada de consciência da população sobre o tipo de resíduos depositado no fundo do mar e que, muitas vezes, prejudica a fauna e flora marinhas.
Nas edições já concretizadas foram recolhidos objetos como sapatos, baterias de carros, carrinhos de supermercado e de bebé, uma garrafa de vodka, rádios, prateleiras de vidro, placas de trânsito, pneus de carros, âncoras e várias redes e covos de pesca. Desde que a iniciativa foi lançada, já foi possível retirar do mar cerca de nove toneladas de lixo.
Este projeto resulta de uma parceria da Cascais Ambiente com os centros de mergulho Cascais Dive e Nautilus-sub e a APPSA - Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia.
Relatórios de algumas edições do Clean Up The Atlantic:
Relatório 2015
Relatório 2016
Relatório 2017
Relatório 2018
Relatório 2019
Reveja as imagens de mais edições do Clean Up The Atlantic:
13.ª Edição Clean Up The Atlantic | Cascais 2022
11.ª Edição Clean Up The Atlantic | Cascais 2018
9.ª Edição Clean Up The Atlantic | Cascais 2016
8.ª Edição Clean Up The Atlantic | Cascais 2015
7.ª Edição Clean Up The Atlantic | Cascais 2014
6º Edição Clean Up the Atlantic | Cascais 2013
5.ª Edição Clean Up The Atlantic | Cascais 2012