O “Plano de Gestão da Orla Costeira de Cascais – Gestão de Habitat” (PGOC) surgiu da necessidade de rever a informação já recolhida no âmbito dos projetos AquaSig Cascais e Cascais Estrutura Ecológica, ligando estas duas importantes fontes documentais e definindo simultaneamente ações concretas para os problemas de conservação da natureza identificados nas várias saídas de campo realizadas no âmbito deste projeto.
O Plano de Gestão da Orla Costeira pretende o uso sustentável da zona costeira de Cascais garantindo o desenvolvimento sustentável e o ordenamento dos usos, permitindo atividades de conservação da Natureza, a fruição de bens naturais, culturais, patrimoniais e paisagísticos e novas perspetivas de lazer e turismo.
Indo ao encontro dos objetivos propostos nos dois planos de gestão ambiental, desenvolveram-se uma série de ações com vista a proteger a biodiversidade, tendo por objetivo a consolidação da gestão ativa de espécies e habitats protegidos e da generalidade da biodiversidade que suporta o sistema.
Após a identificação dos diversos problemas e as causas associadas aos mesmos, foram definidas três grandes áreas de ação, que consistem na conservação da natureza e, consequente restauração de habitats fragmentados e salvaguarda dos mesmos, na criação de acessibilidades ordenadas para utilização do espaço natural e ainda ações de sensibilização e estratégias de comunicação. Pretende-se privilegiar a utilização pública das áreas do domínio público marítimo, na articulação dos interesses privados e locais com os imperativos decorrentes da necessidade de proteção e de conservação do litoral, numa perspetiva integrada e global.
Dado a extensão da área territorial a ser intervencionada e a diversidade de operações, a execução das ações serão faseadas e serão comunicadas à população de acordo com as fases de execução.
Informação sobre o POOC - Plano de Ordenamento da Orla Costeira AQUI