O mergulho para pessoas com deficiência é considerado uma terapia com importantes resultados e uma atividade desportiva que promove a inclusão.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Cascais lançou o projeto “Dive for All” - Batismo de mergulho adaptado.
Este tipo de mergulho apresenta diversas vantagens. As propriedades da água proporcionam uma sensação de “leveza” que facilita os movimentos, permitindo ao praticante deslocar-se muito mais facilmente neste meio do que em terra. Para além disso, a prática da atividade proporciona o contato com novas pessoas. Também para os instrutores de mergulho o trabalho é extremamente gratificante, já que proporciona uma experiência diferente que implica o desenvolvimento de novas competências técnicas e sociais.
Visando proporcionar às pessoas com deficiência um momento diferente, a autarquia promove a 9ª edição do Dive for All, uma experiência de mergulho adaptado na Praia do Tamariz.
A primeira edição teve lugar em 2011.
O Dive for All tem como objetivos ser um vetor de integração social, sensibilizar a população para os desafios que se colocam a estes utentes e incentivá-los a praticar atividades adaptadas, divulgando-as. Destina-se a pessoas com deficiência - mobilidade condicionada (temporária ou permanente) e/ou necessidades especiais.