Participa ou gostava de participar neste projeto? Nesta página pode esclarecer várias dúvidas e saber mais pormenores sobre o funcionamento do Waste4Think
Sou obrigado a participar?
Não. Mas a sua participação é essencial, porque só assim conseguimos aumentar a reciclagem e mostrar aos outros municípios e organizações que há alternativas mais eficientes ao sistema que se quer implementar (PAYT).
O que vai mudar se eu participar neste projeto?
É muito simples: usar sempre a chave eletrónica quando for a qualquer um dos contentores (a chave identifica o participante e regista a informação na plataforma inteligente); separar todos os restos de comida, colocá-los no saco respetivo e depositá-lo no contentor dos resíduos indiferenciados.
E se o meu vizinho não participar?
Não ganha individualmente e os ganhos coletivos serão mais reduzidos. Pode ajudar-nos a convencê-lo a participar, por exemplo, explicando que a participação é simples e que não vem mudar grande coisa.
E o que posso ganhar com isto?
Para ter acesso aos prémios individuais tem de aceder à aplicação CityPoints Cascais e registar-se. Sempre que usar a chave eletrónica nos contentores, o sistema regista essa informação e converte através do CityPoints essa informação em pontos. Cada vez que utilizar a chave recebe 1 ponto, até ao máximo de um por dia. Esses pontos dão direito a prémios, serviços e experiências especificados no CityPoints.
Também há um prémio coletivo. No final do projeto piloto: as participações individuais são agregadas e o montante poupado pelo bairro com o aumento da reciclagem vai ser convertido num benefício para o bairro (parque infantil, etc), que será votado pelos participantes em 2020.
Existe um número limite de pontos (diários e mensais) ganhos?
Um ponto por dia.
Se utillizar o sistema pelo menos 22 dias, num mês, recebe mais 5 pontos.
Se no final do mês, o bairro aumentar a taxa de reciclagem recebe mais 10 pontos (cada um dos participantes no projeto)
Como sei quantos pontos ganhei?
Através do CityPoints. Depois de registado e cada vez que fizer o login, surge a sua informação pessoal: pontos disponíveis, pontos gastos, e no balanço ambiental enviado todos os meses pela Cascais Ambiente.
Que custos vou ter com a participação no projeto?
Nenhum. Nós facultamos a chave e os sacos, tudo gratuitamente.
E se não quiser usar o city points, posso participar?
Sim. Está igualmente a contribuir para o aumento da reciclagem e o prémio coletivo (no final). Só não tem acesso aos prémios individuais.
Se me esquecer da chave, não posso depositar os resíduos?
Pode sempre depositar os resíduos, mas não fica registado. Lembre-se que utilizar sempre a chave é essencial para a eficiência do projeto. Seria importante que a utilização da chave fizesse parte da sua rotina cada vez que utiliza os contentores, de modo a não comprometer o seu esforço e empenho na reciclagem e assim usufruir sempre de todos os benefícios que podem ser oferecidos.
E quando acabarem os sacos, o que faço?
Contactar-nos através do 800 203 186 ou do waste4think@cascaisambiente.pt
Perdi a chave, o que devo fazer?
Contactar-nos através do 800 203 186 ou do waste4think@cascaisambiente.pt
Como fica registada cada utilização?
A chave eletrónica é programada para identificar cada família. Quando depositar os resíduos nos contentores, introduza a chave na ranhura do contentor. O sistema é ativado e a informação registada quando surge uma luz verde. Se a luz for vermelha, contacte-nos.
E se não emitir luz?
Deverá contactar o 800 203 186 ou do waste4think@cascaisambiente.pt
A quem/onde recorrer caso tenha problemas com a utilização do sistema?
Deverá contactar 800 203 186 ou do waste4think@cascaisambiente.pt ou falar com a equipa da Cascais Ambiente, caso se encontrem no local em ações de informação e divulgação.
Como faço no período de férias?
Ao estar ausente não está a produzir resíduos, embora não ajude a contribuir com reciclagem, também não influencia negativamente o esforço coletivo. Continuará a usufruir dos benefícios.
O que acontece depois deste piloto?
Terão de ser analisados todos os dados recolhidos, e perceber se os objetivos foram cumpridos. O sucesso deste projeto piloto pode ditar a sua replicação por outros bairros e, depois, a todo o concelho.
E se a reciclagem não aumentar?
Todos os dados vão ser monitorizados ao longo do projeto, de modo a podermos aferir a sua evolução e ajustar a estratégia às necessidades verificadas. Por exemplo, podemos ter de reforçar mais o acompanhamento e a informação no bairro. Portanto, acreditamos que vai haver esse aumento.
Como posso separar melhor?
Coloque material no contentor adequado.
Amarelo: Garrafas plásticas de água, sumos e detergentes, garrafas de óleo alimentar, sacos de plástico, pacotes de manteiga e margarina, latas de conserva e de bebidas, pacotes de leite ou sumo, embalagens de iogurte, esferovite, aerossóis. Escorra bem as embalagens, não é preciso lavar e não se esqueça de espalmá-las.
Azul: Embalagens de Papel e Cartão espalmadas, jornais, revistas, folhetos, interior do rolo de papel higiénico, sacos de papel, folhetos de publicidade. Não coloque lenços, guardanapos ou outros papéis com gordura ou outros contaminantes.
Verde: Garrafas, frascos e boiões de vidro. Não coloque loiça, copos ou espelhos.
O que devo colocar nos sacos para restos de comida? E quando posso colocá-los no contentor?
Nos sacos de resíduos orgânicos pode colocar restos de legumes ou fruta, cascas, cascas de ovos, pão, massa, sacos de chá, borras de café, folhas. Não coloque carne, peixe, excrementos de animais ou plantas doentes.
Os sacos devem ser bem fechados com um nó e colocados em qualquer dia da semana no contentor.
O que acontece depois com os restos de comida?
A Cascais Ambiente recolhe o contentor dos indiferenciados (sacos com restos e sacos com indiferenciados) e entrega na Tratolixo. Aqui, os sacos são facilmente separados porque estão bem identificados, e os restos de comida são tratados e posteriormente transformados em composto e em energia.