CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O Mar Começa Aqui

Sabia que tudo o que acaba no chão é levado – por ação da chuva, vento ou lavagens - para uma sarjeta ou sumidouro? Sabia que esse é o caminho mais rápido para poluir o mar? Poucas pessoas se apercebem, mas as sarjetas e sumidouros, criadas para canalizar as águas da chuva impedindo alagamentos nas zonas urbanas, estão ligadas a uma rede pluvial que drena diretamente para as ribeiras e daí para o mar.

É o caso das beatas, papéis e águas de diversos tipos de lavagens, contendo detergentes e até resíduos provenientes de obras, como tintas e solventes. Há mesmo quem acredite que, ao deitar estes resíduos nas sarjetas está a contribuir para manter limpa a via pública.

Mas com esta ação está de fato a contribuir para a poluição das nossas ribeiras e do mar. O correto será deitar os resíduos nos locais apropriados como no esgoto doméstico (águas de lavagens na sanita) e contentores de lixo e papeleiras disponíveis na via pública, reciclando sempre que possível os papéis, garrafas, embalagens de plástico, tampas, beatas, etc.

Para chamar a atenção e mitigar os efeitos desta fonte de poluição arrancou a campanha “O Mar Começa Aqui”, que visa a sensibilizar para a preservação da qualidade ambiental do concelho de Cascais, a qualidade das praias e a qualidade das águas balneares em particular.

Separadores