CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Horizonte Europa 2021 - 2027

O Horizonte Europa é o programa-quadro de investigação e inovação (I&I) da União Europeia para o período de 2021-2027.

O objetivo do programa é reforçar a base científica e tecnológica da UE, mediante o desenvolvimento de soluções para materializar prioridades políticas, como as transições ecológica e digital. O programa contribui igualmente para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável e estimula a competitividade e o crescimento. Constitui a principal iniciativa da UE destinada a apoiar a I&I, desde a conceção inicial até à comercialização. Com um orçamento de 95,5 mil milhões de euros, incluindo 5,4 mil milhões provenientes do Instrumento de Recuperação da União Europeia, complementa os financiamentos nacionais e regionais em I&I. Este programa assegura que o trabalho da UE nos domínios da ciência e da tecnologia tem verdadeiro impacte na resposta aos grandes desafios globais em áreas críticas como a saúde, o envelhecimento, a segurança, a poluição e as alterações climáticas.

Separadores

Informações
FoodCLIC

O projeto FoodCLIC apoia a criação de ambientes alimentares urbanos sustentáveis na Área Metropolitana de Lisboa, que consistem em centros urbanos com uma área rural circundante, utilizada para fins agrícolas. Este projeto tem como objetivo reunir atores da política, da ciência e da sociedade civil para apoiar o desenvolvimento de políticas alimentares urbanas integradas, com incidência no planeamento urbano para que este passe a incorporar sempre considerações alimentares. 
As zonas urbanas da Europa enfrentam desafios para garantir a disponibilidade de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável para todos os habitantes e, em especial, para as pessoas com situações socioeconómicas mais frágeis. 

Climaborough

O projeto Climaborough tem como ambição colmatar a lacuna entre a conceção e a implementação de soluções inovadoras em meio urbano, nomeadamente no domínio da mitigação e da adaptação às alterações climáticas. Este projeto envolve as temáticas da energia, mobilidade, resíduos e economia circular.  Em Cascais, os resíduos são a chave para a estratégia da neutralidade carbónica e onde o objetivo é criar novos fluxos de reciclagem incluindo os têxteis, promovendo a economia circular. 

Communitas

O projeto Communitas tem como objetivo capacitar os cidadãos para participarem ativamente nas atividades energéticas e promover a formação e fortalecimento das Comunidades Energéticas (CEs). Estas CEs são grupos de pessoas, empresas e organizações que se unem para produzir, consumir e gerir energia de forma colaborativa e sustentável. Com um orçamento total de 7 milhões de euros,  projeto abrange diversos aspetos dos mercados energéticos, envolvimento social e inovação, fornecendo ferramentas técnicas e de mercado, bem como suporte financeiro, regulatório e administrativo. O objetivo final é promover soluções energéticas sustentáveis e aumentar o conhecimento sobre esta temática.

Data Cellar

O Data Cellar apoia a criação de um espaço de dados de energia partilhado para o desenvolvimento e gestão de Comunidades de Energia Renovável na União Europeia. O projeto assenta numa abordagem inovadora de quantificação e incentivos (“rewarded private metering”), de fácil preenchimento e integração, coerente com outros espaços de dados da EU, fornecendo aos stakeholders das Comunidades de Energia serviços e ferramentas para o desenvolvimento das suas atividades. 

Invest4Nature

O Invest4Nature é um projeto de investigação e inovação com o objetivo de melhor compreender os benefícios e as vantagens financeiras das soluções baseadas na natureza – uma das principais medidas para fazer face às alterações climáticas e promoção da biodiversidade. Este projeto tem como objetivo a promoção do investimento e expansão destas soluções e acelerar a entrada no mercado de soluções semelhantes aplicáveis por empresas privadas e ou administração local.  Neste projeto, Cascais tem o papel de laboratório vivo com dois locais, a Ribeira das Vinhas e a Duna da Cresmina

Re-Value

O Re-Value é um projeto de desenvolvimento urbano integrado para a neutralidade carbónica. A revalorização da frente costeira de Cascais é uma prioridade na ação para a neutralidade climática com aspetos de qualidade urbana e bem-estar. As soluções encontradas são baseadas na natureza, melhoria de acessibilidade pedestre e para ciclistas, melhoria da resiliência e biodiversidade, promoção de energia fotovoltaica e de comunidades locais de energia, em estreita colaboração com as comunidades locais. 

Urban ReLeaf

O Urban ReLeaf pretende criar ecossistemas de dados alimentados voluntariamente por cidadãos de modo a apoiar a adaptação às alterações climáticas, a implantação de infraestruturas verdes e o planeamento urbano em seis cidades parceiras. O projeto identifica lacunas informativas e barreiras à sustentabilidade urbana e implementa campanhas de participação cívica e monitorização que dão resposta a essas necessidades, disponibilizando informação valiosa para a tomada de decisões de planeamento urbano. Em Cascais, o projeto vai permitir avaliar os impactes (custos e benefícios) dos espaços verdes urbanos e soluções baseadas na natureza, num contexto de alterações climáticas. 

We Generate

O projeto WeGenerate visa utilizar energia proveniente de fontes renováveis para acelerar o processo de redução das emissões de carbono. Tal como o nome sugere, tem como objetivo incorporar os elementos das pessoas e da cocriação nos processos de renovação urbana. Abraça completamente a mudança de paradigma, passando de uma abordagem de construção para as pessoas para uma abordagem de construção com as pessoas. Este projeto tem como objetivo promover a geração colaborativa de ideias dentro de uma comunidade.

Para voltar ao menu de projetos clique AQUI