CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal

Lotação

Ainda sem votos

O Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal é um espaço destinado à divulgação dos valores do Património Natural e da sua relevância no desenvolvimento do lugar, desde os primórdios, mesmo anteriormente à existência humana. Com uma localização privilegiada em São Pedro do Estoril, o edifício foi concebido como uma montra virada para a linha de costa e para o mar. 

O espaço vocacionado para a educação ambiental beneficia na sua envolvente da diversidade biofísica que se gera do encontro da terra com o mar e da riqueza cénica ao seu redor. Esta localização geográfica é particularmente rica considerando as rochas que compõem as arribas, proporcionando ótimas condições ao visitante para desfrutar e apreender quais características biofísicas e paisagísticas singulares da "Pedra do Sal". Está situado junto à Área Marinha Protegida das Avencas (AMPA) – que apresenta características ímpares do ponto de vista biológico e geológico, estando integrado desde 2007 na Grande Rota Europeia dos Pedestrianistas – um percurso pedestre transeuropeu, que incluiu S. Pedro do Estoril no mapa dos locais de Turismo da Natureza da Costa de Cascais.

EXPOSIÇÃO PERMANENTE - "A parte que fica"

A exposição “A Parte que fica” a inaugurar a 26 de setembro de 2020 pretende divulgar o contexto histórico local e o património natural em presença, oferecendo ao visitante a informação essencial para melhor o compreender. Esta exposição foi desenvolvida numa ótica inclusiva, destinada a qualquer faixa etária, bilíngue, adaptada a invisuais e visitantes de mobilidade condicionada. Nesta exposição interativa é possível espreitar para dentro de grutas que contêm achados arqueológicos, encarnar dinossauros e conhecer um pouco mais destes animais que deixaram a sua marca na praia da Parede, assim como observar a costa de Cascais e a sua riqueza histórica.

O visitante poderá também analisar as formações rochosas que constituem o testemunho preservado do registo geológico, utilizando um laboratório didático presente na exposição.

Além de uma poça de maré artificial onde poderá contactar com as espécies características da Área Marinha Protegida das Avencas, o visitante é desafiado a fazer um mergulho virtual através de uma experiência imersiva. Poderá igualmente contemplar as riquezas do Oceano através da cenografia e dos conteúdos multimédia.

A exposição permanente presente no Centro de Interpretação da Pedra do Sal pretende transmitir ao visitante a importância da “marca” que deixamos para o futuro, levando à reflexão sobre a sua pegada ecológica e de como as ações de cada um de nós podem fazer a diferença no equilíbrio e sustentabilidade do planeta.

Outras Informações:

Tabs

Galeria: