CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Oxigénio

Desde 2008 que Cascais promove ações em defesa da natureza, quer juntar-se a nós?! O que vamos fazer? Continuar a exigir que “os outros” façam algo pela biodiversidade do planeta? Baixar os braços perante as dificuldades que se colocam? O desafio é que façamos o que estiver ao nosso alcance, por isso conheça como se pode envolver no projeto Oxigénio.

O Oxigénio é um programa de promoção e defesa da natureza e da biodiversidade no concelho de Cascais, realizado através de ações de voluntariado. Entre 2008 e 2018, o Oxigénio já conseguiu envolver cerca de 25.463 voluntários, que participaram em mais de 500 ações, resultando num total de cerca de 49 mil plantas plantadas e mais de 15 hectares intervencionados. Os objetivos do Oxigénio é envolvimento da comunidade em ações de conservação da natureza; sensibilizar para os valores naturais e o papel da sociedade da sua preservação; aproximar o cidadão do paradigma da conservação e preservação dos ecossistemas; promover a cidadania ativa, valorizando a consciencialização ambiental e capacitar o voluntário como agente do processo de mudança.

O Oxigénio compreende três formas de participação: "Dedique", "Envolva-se" e "Comprometa-se".

DEDIQUE
Este é um presente original, já que permite dedicar árvores a quem nos é querido e, ao mesmo tempo, presentear a Natureza com a plantação de espécies autóctones do concelho de Cascais, contribuindo para a sua conservação. O DEDIQUE inclui um certificado com o número de árvores que estão a ser dedicadas e um postal comemorativo, em que pode ser escrita uma mensagem personalizada a quem recebe a oferta. A experiência pode tornar-se inesquecível se as pessoas envolvidas decidirem plantar as árvores dedicadas durante uma das ações do programa Oxigénio, que se realizam regularmente no Parque Natural de Sintra-Cascais e cujas datas estão disponíveis na Agenda Cascais. Este é um presente especial, que se perpetua por várias gerações.

As árvores do DEDIQUE pertencem a espécies autóctones, pelo que enriquecem a vegetação local e desempenham um importante papel na conservação da Natureza.

Clique AQUI para adquirir um kit DEDIQUE

ENVOLVA-SE
São ações de recuperação e conservação da natureza abertas à participação voluntária do público. As ações incluem plantação de árvores, proteção e recuperação dos solos, erradicação de espécies invasoras, limpeza e requalificação de ribeiras, limpeza de matos, etc. É uma oportunidade de as pessoas estarem em contacto direto com a natureza, em atividades que não costumam realizar no seu dia-a-dia. É também uma forma de promover a consciência ambiental. Conheça os diversos projetos em que se pode envolver:

Recuperação de um bosque - Com as diversas ações planeadas pretende-se melhorar o estado de conservação e incrementar a área de ocupação destes povoamentos florestais. Deste modo foram identificadas algumas tarefas a realizar, no caso de haver regeneração natural deverá facilitar-se o estabelecimento de indivíduos de maior porte através do desbaste seletivo de varas, em situações em que a regeneração é escassa deverá plantar-se exemplares, pretende-se criar um banco de sementes de proveniência semelhante ao bosque a recuperar, minimizar os fatores de ameaça (fogo, vegetação competidora).
Requalificação de uma ribeira - As intervenções que se preconizam vão desde o realinhamento do eixo longitudinal do curso de água e modelação das margens, remoção de espécies invasoras, construção de pequenas estruturas que promovam os habitats e plantação de espécies ripícolas.
Requalificação de charcos temporários - Os voluntários poderão aprender as técnicas e materiais para a construção do charco e a sua importância para a biodiversidade do local.
Manutenção de trilhos - Dá-se a oportunidade ao voluntário de poder participar ativamente no ordenamento de trilhos, contribuindo também com ações que minimizam a erosão do solo (há redução no transporte de sedimentos), promovem a sedimentação de sementes de flora nativa e por conseguinte a sua regeneração natural.
Captura de Borboletas - Junte-se a esta ação e percorra trilhos com os nossos técnicos onde poderá observar estes animais e obterá conhecimentos sobre as espécies e as suas particularidades, a sua importância e o seu ciclo de vida. Durante o percurso pretende-se que o voluntário tenha a experiência de capturar indivíduos com todos os cuidados inerentes, e ainda consiga a identificação visual dos exemplares com recurso a guias de campo. 
Construção de abrigos para insetos - Nesta ação os voluntários poderão construir abrigos de madeira, que resultam de podas de ramos, para que posteriormente sejam colonizados por estes insetos de forma a potenciar a incorporação de nutrientes no solo. Os voluntários terão ainda a oportunidade de ficarem a conhecer algumas curiosidades sobre estas importantes espécies, bem como algumas espécies notáveis.
Construção de caixas-ninho - Pretende-se criar caixas-ninho que são feitas em madeira e que se assemelham a uma cavidade natural, aumentando a disponibilidade de locais para que estas aves nidifiquem. É uma excelente forma de envolver toda a família em torno da construção de caixas ninho e sensibilizar para a prática de observação de aves.

Clique AQUI para saber as datas das próximas ações

COMPROMETA-SE
Este eixo de atuação destina-se às empresas, instituições, associações e demais entidades interessadas em cumprir as suas responsabilidades sociais e ambientais.
Cascais ajuda, assim, as entidades a compensarem as suas emissões de carbono e contribui para uma mudança progressiva de comportamentos ambientais entre os colaboradores destas instituições.
Através do COMPROMETA-SE, as empresas/instituições podem adotar um talhão Oxigénio, cuja manutenção ficará sob a sua responsabilidade durante cinco anos. Ali a entidade poderá realizar ações de team building com os seus colaboradores, envolvendo-os na gestão do espaço natural.
Já há mais de 50 empresas envolvidas nesta iniciativa e que fazem parte da Rede Oxigénio.

Para saber como participar, entre em contacto através do email oxigenio@cascaisambiente.pt.