A Quinta do Pisão é um parque de natureza com 380 ha que foi requalificado pela Câmara Municipal de Cascais permitindo aos visitantes uma multiplicidade de experiências com a natureza e com hábitos ancestrais ligados à terra. Neste parque único há espaço para a história, a conservação da natureza, a atividade agrícola, a preservação da biodiversidade, a arte, a educação e o voluntariado ambiental.
O edifício principal da quinta, designado Casa da Cal – Centro de Interpretação, representa o culminar da intervenção neste espaço natural e disponibiliza um posto de informação sobre as atividades que podem ser praticadas no parque, instalações sanitárias, loja de produtos da quinta e um espaço expositivo com uma exposição permanente alusiva aos valores naturais e histórico-culturais.
Outra exposição disponível no parque, desta feita ao ar livre, tem a designação de Land Art Cascais. Esta mostra bienal de arte na paisagem vai já na 11ª edição. Saiba mais sobre a LandArt Cascais 2024 aqui.
A Quinta do Pisão – Parque de Natureza é considerada internacionalmente um estudo de caso em matéria de conservação da natureza e biodiversidade e desenvolvimento de turismo responsável como contributo para a saúde e bem-estar das populações.
Situada no extremo ocidental do concelho de Cascais no Parque Natural de Sintra-Cascais, a Quinta do Pisão representa um legado histórico-cultural que se tem revelado estruturante para o território, quer pela sua escala e valores naturais que comporta, quer pelo seu património edificado e organização da paisagem. Caracteriza-se pelo seu mosaico de vegetação extremamente rico, correspondente a uma significativa diversidade de habitats representativos da ecologia desta zona.
Consulte em baixa as atividades disponíveis.