CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Waste 4 Think - Cascais

A Cascais Ambiente é um dos parceiros deste projeto europeu que está a ser desenvolvido entre 2016 e 2019, e que passa pela implementação de um sistema PAYT (pay-as-you-throw) no concelho de Cascais.

O que é
O WASTE4Think é um projeto europeu liderado pelo instituto tecnológico DeustoTech da Universidade de Deusto (Espanha), que visa encontrar soluções baseadas em tecnologias de informação que possibilitem a melhoria em todas as fases da gestão de resíduos, com especial foco na participação dos cidadãos para a construção de cidades mais sustentáveis ​​e ecológicas.

Objetivo
O principal objetivo do Waste4Think é passar das práticas de gestão de resíduos atuais para o modo de economia circular demonstrando o valor de integrar e validar 20 soluções eco-inovadoras que cobrem toda a cadeia de valor dos resíduos. Os benefícios dessas soluções demonstrados em 4 áreas urbanas na Europa.

Quem faz parte
Cascais é uma das cidades piloto deste projeto, juntamente com Zamudio (País Basco), Seveso (Itália) e Halandri (Grécia). Ao todo participam nesta iniciativa 19 parceiros oriundos de 6 países da Europa, que vão desde consultoras, empresas tecnológicas, instituições de ensino, associações de defesa do ambiente, além dos municípios.

 

Eco-inovações em desenvolvimento
- Ferramentas de TIC para apoiar a gestão de curto e longo prazo
- Aplicativos para incentivar a participação cidadã
- Materiais educacionais inovadores e jogos ou treino
- Ferramentas científicas para a co-criação de soluções com o cidadão
- Mecanismos para promover mudanças comportamentais baseadas em ações sociais económicas e inovadoras
- Soluções descentralizadas para recuperação de recursos com valor elevados (biodiesel e fraldas)

Resultados esperados
Com as inovações tecnológicas desenvolvidas e testadas, espera-se que qualquer cidade possa construir uma cidade virtual, lançando as bases para a economia circular. A experiência adquirida e as sinergias entre os 19 parceiros supõem e a oportunidade de lançar novos modelos de governança e negócios em torno da economia circular.

Em termos concretos, espera-se:
- redução de 8% da produção dos resíduos
- redução de 10% nas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE)
- aumento de 20% na separação de resíduos
- 10% de poupança nos custos de gestão

 

Separadores

Objetivos

Projeto piloto nos bairros Lombos Sul, Quinta de S. Gonçalo e Bairro da Torre

Os residentes da Quinta de São Gonçalo, Lombos Sul e Bairro da Torre, em Carcavelos, estão a ser contactados pessoalmente pela empresa municipal para fazer parte do projeto, contribuindo para o aumento da reciclagem no concelho.

Os participantes neste projeto piloto recebem gratuitamente uma chave eletrónica para utilizar nos contentores indiferenciados e seletivos, bem como um lote de sacos para fazer a separação dos resíduos orgânicos (restos de comida). A sensibilização nos bairros onde decorre o projeto continuará nas próximas semanas, como forma de angariar participantes, mas também informar e acompanhar todo o processo.

Os prémios individuais são obtidos através da aplicação City Points Cascais, que converte os pontos ganhos na reciclagem em produtos ou serviços.

Os prémios coletivos serão calculados no final do projeto, em 2019, resultando do desempenho global dos participantes do bairro, pelo que os ganhos conseguidos serão investidos num equipamento público ou melhoria do bairro.

Informações
Se tem dúvidas ou precisa de mais informações

Waste4Think Cascais

Contactos: 800 203 186

waste4think@cascaisambiente.pt