Está aqui

Terras de Cascais

Das Hortas de Cascais às Terras de Cascais: dar nova vida a espaços naturais e promover a agricultura urbana biológica 

A promoção da agricultura urbana começou em Cascais em 2009, com a criação das primeiras Hortas Comunitárias. O conceito ganhou cada vez mais famílias adeptas: umas voltam às suas raízes, outras optam por produzir os seus próprios alimentos, outras ainda procuram reduzir os seus gastos mensais. As hortas rapidamente se tornaram poucas para todos os munícipes interessados. Por isso, ajudámos quem já tinha ou queria ter a sua horta em casa. Seguiram-se as escolas e os centros de dia e também as associações de moradores. Das hortas passámos para os pomares, olivais e mais recentemente para as vinhas. 

Evoluímos muito em comunidade, mas ainda existem muitas terras por cultivar e muitos munícipes com vontade de voltar às raízes e de produzir os seus próprios alimentos.

Por todas estas razões, o projecto cresceu para apoiar e incentivar a produção e o consumo de produtos frescos locais, biológicos e sazonais. 

 

Conheça os projetos

ver
Muitas vezes não criamos ligações com os nossos vizinhos, podemos nem mesmo conhece-los. Numa horta comunitária isso seria impossível. Aqui, para além de legumes, cultivam-se comunidades em torno de um interesse comum – a horticultura biológica.
ver
A Quinta do Pisão teve no passado uma grande utilização agrícola. Recuperámos um pouco dessa história e na horta pode conhecer mais sobre o que é uma horta biológica, como se colhem os legumes, em que época os pode encontrar e muito mais.
ver
A Horta do Brejo é um projecto criado em parceria com o Estabelecimento Prisional de Tires que irá dar vida à actividade agrícola outrora existente neste local. 
ver
Agora pode contribuir para a produção de fruta e azeite com origem em Cascais! Só tem de cuidar do lote de árvores que lhe forem atribuidos. Nós damos a formação, a paixão tem de ser sua.
ver
Trabalhar a terra pode ser uma ocupação de tempos livres para uns, o retorno às raízes para outros e a partilha de saberes para muitos. Saiba como candidatar o seu Centro de Dia.
ver
Se tem um terreno e não sabe o que lhe fazer, se quer ajuda para a horta no seu quintal, ou se procura terra para cultivar,então este projecto é para si.
ver
As Hortas Ninho são um projecto agrícola destinado a empreendedores no concelho de Cascais.
ver
Acreditamos que os mais pequenos são responsáveis por muitas decisões em casa e queremos que a alimentação saudável seja uma delas.
ver
Associativismos e Horticultura: quando uma comunidade local se junta, cria e assume a gestão de uma horta.
ver
Se dispõe de uma varanda, jardim ou quintal privado e quer aprender sobre agricultura biológica para iniciar ou manter a sua horta privada, este é o projecto para si.
ver
O vinho de Carcavelos, de renome internacional e tradição secular, faz parte da história de Cascais. Durante séculos foi a atividade económica mais importante de Carcavelos. Vamos recuperar esta tradição e torná-la parte do nosso futuro!

Encontre no mapa