CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais BioUrbe

 

BIODIVERSIDADE EM MEIO URBANO E SERVIÇOS DE ECOSSISTEMA 
Vasta, complexa e importante, a biodiversidade, definida como a diversidade de formas de vida, participa de forma sinérgica no funcionamento dos ecossistemas, assegurando numa escala global a nossa sobrevivência e bem-estar. 
A biodiversidade tem ganho também maior destaque dentro das áreas urbanas pelo seu contributo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. As várias espécies frequentemente presentes dentro das zonas urbanizadas desempenham várias funções e geram bens e serviços ecológicos, bastante valorizados e apreciados.  
A vegetação, por exemplo, capta carbono, filtra o ar e contribui para amenizar o efeito de ilha térmica dentro das áreas urbanas. Ajuda também a reduzir a erosão dos solos, e a regular o caudal nas ribeiras. Proporciona também abrigo e alimento para a Fauna. A fauna por outro lado, assegura outros serviços, destacando-se pela sua relevância, a polinização, a regulação de populações, o controlo biológico de pragas, a reciclagem de nutrientes e ainda a dispersão de sementes. 

“PORQUÊ” O PROJETO BIOURBE? 
Os espaços verdes e parques urbanos constituem importantes reservatórios de biodiversidade dentro das cidades, possibilitando a permanência de um grande número de espécies nativas, mesmo em áreas muito artificializadas.  
Contudo, estes espaços verdes oferecem frequentemente poucas oportunidades de abrigo ou recursos alimentares adequados, podendo por esse motivo beneficiar da implementação de medidas simples de gestão de habitat direcionadas para grupos-chave da fauna em meio urbano. 
A implementação destas medidas em espaço público confere também maior visibilidade às espécies contribuindo para a sua desmistificação e uma maior perceção dos munícipes relativamente à existência e importância destes animais em meio urbano, desafiando também ao envolvimento dos munícipes na sua preservação.

LOCAIS
As ações deste projeto estão a ser concretizadas em parques urbanos e outros espaços verdes com diferentes características, origens e idades, distribuídos por todo o município de Cascais.  
Nesta fase inicial o projeto abrangeu seis espaços verdes:
> Parque Marechal Carmona 
> Parque Palmela 
Parque Urbano Ribeira dos Mochos 
Parque Urbano do Penedo 
Parque Urbano Quinta de Rana
Parque Urbano Outeiro de Polima

CONHEÇA AQUI AS ESPÉCIES-ALVO DESTE PROJETO

Separadores