Está aqui

+ MAR

A preocupação com o Ambiente Marinho e os impactos da poluição no mar, nomeadamente dos plásticos, levou à criação em 2018 deste projeto da Cascais Ambiente.

O + MAR engloba uma série de ações concertadas com o objetivo de combater a poluição marinha, fazendo do Município de Cascais um concelho pioneiro neste combate. As ações visam, assim, vários públicos alvo, todos de extrema importância para um efetivo combate à poluição do mar:

 

Clean up the Atlantic – de Costa a Costa

Nesta iniciativa estão previstas ações de limpeza subaquáticas a realizar periodicamente ao longo da costa do concelho de Cascais. Também se prevê a organização de ações de limpeza na orla costeira, com o apoio de voluntários e entidades parceiras. Como forma de balanço anual, será realizado em maio o Clean up the Atlantic, uma ação global que reúne todos os participantes das ações periódicas, promovendo o convívio e a interação em torno deste tema. É aqui que são revelados os resultados anuais desta i iciativa.

 

Brigada “Limpar o Mar”

Esta iniciativa está associada ao programa de Educação Ambiental da Cascais Ambiente, e visa consciencializar os alunos do concelho para a problemática da poluição marinha. As ações pretendem mostrar que qualquer tipo de resíduo não colocado num contentor pode acabar no mar. Neste contexto, cada brigada deverá recolher resíduos na zona envolvente à sua escola, categorizando o tipo de resíduos encontrados. A coleta de cada brigada é posteriormente pesada pela Cascais Ambiente e integra o ranking das brigadas "Limpa o Mar". No final do ano letivo, a brigada que mais limpou recebe um prémio pelo seu esforço no combate à poluição marinha.

 

Eco-pescador

A comunidade piscatória é um dos elementos chave no combate à poluição marinha, pela sua proximidade com o mar e a dependência deste. Por isso, não podia ficar de fora do projeto. Nesta ação, que começa com a sensibilização da comunidade, pretende-se desenvolver um concurso de ideias para embarcações mais sustentáveis. São premiados os detentores da ideia, e posteriormente, os que implementarem a ideia. Serão ainda realizados inquéritos aos pescadores sobre as suas práticas ambientais, com o intuito de criar uma base de informação e poder posteriormente incentivar boas práticas. 

Os resíduos recolhidos no âmbito de todas estas ações serão devidamente inventariados, criando uma base de dados que permita conhecer o estado ambiental do mar e da orla costeira em Cascais. Esta será a base para a implementação de iniciativas que visem reduzir a quantidade de lixo marinho, proteger os ecossistemas marinhos e ainda contribuir para a sustentabilidade.

Separadores

Linha Cascais

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede