CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Rota do Ocidente

A Rota do Ocidente, inserida na íntegra em Parque Natural, estabelece a ligação entre o património natural e histórico-cultural deste território, percorrendo uma paisagem marcada pela presença do Homem e que reflete a harmonia entre ambos.

As intervenções compreendem vários espaços com características distintas, pretendendo constituir um percurso com uma duração de 3/4 dias, em sistema de circuito de visitação por vários locais, permitindo a interpretação da grande variedade de paisagens, habitats, ecossistemas e património cultural existentes. Tendo como referência a Grande Rota do Atlântico (GR 11), que se desenvolve sempre ao longo do litoral, a Rota do Ocidente complementa-se em termos de oferta com o desenvolvimento de um circuito interior que promove a ligação entre a orla costeira e a Serra de Sintra, proporcionado diferentes momentos e oportunidades de viver o território e a paisagem.

Ao longo do seu percurso o visitante poderá experienciar um conjunto de atividades de natureza complementares tais como as vivências de um espaço rural na Quinta do Pisão – Parque de Natureza (e.g. workshop de horticultura biológica ou de produção de óleos e sabonetes naturais com essências de alfazema; contacto com as ovelhas campaniças; passeio com burros mirandeses ou a cavalo; visita ao apiário pedagógico; observação da vida selvagem); atividades de aventura no Pedra Amarela Campo Base (realização detividades de escalada; experiências de arvorismo; tiro com arco; aluguer de BTT ou segway); atividades de interpretação da paisagem no Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina (conhecimento sobre a geodinâmica dunar, as especificidades da flora autóctone e o seu grau de importância na proteção do ecossistema). As intervenções preconizadas para este projeto têm por objetivo requalificar áreas de grande valor natural; criar novos pontos de atração e experiências de visitação; beneficiar acessos e caminhos rurais por onde passa a rota pedestre; bem como colocar painéis de sinalética interpretativa e direcional. Estão ainda previstos o desenvolvimento de materiais de comunicação e divulgação como um vídeo promocional sobra a rota, brochuras e o guião da rota que poderá ser disponibilizado via digital, complementando a intervenção no que diz respeito à promoção e divulgação da rota, ou em formato impresso, no apoio à realização do circuito. Pretende-se assim criar condições de visitação de excelência que confiram uma experiência única de fruição deste território.

A execução da Rota do Ocidente é cofinanciada pelo Lisboa 2020. Saiba mais AQUI.

 

Separadores