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Plataforma de Gestão de Resíduos

A Cascais Ambiente desde a sua criação, que tem vindo a apostar na componente tecnológica como forma de inovar em matéria de gestão de resíduos. Na constante procura de soluções económica e ambientalmente eficazes, a empresa procurou opções que lhe permitisse reduzir os custos operacionais, através de uma melhor gestão de equipas e equipamentos, com recurso à obtenção de dados consolidados sobre todo o serviço de recolha e limpeza urbana. Desde sempre que considerámos que era importante fazer a avaliação do nosso desempenho operacional, através da análise de tendências, comparando desempenhos e construindo cenários alternativos de gestão. Para alcançar este desiderato, era fundamental termos acesso a informação fiável e em tempo útil. 

Atualmente a informação tornou-se uma necessidade crescente para qualquer sector de atividade. A gestão da informação torna mais eficiente o conhecimento e a articulação entre os vários subsistemas que constituem os serviços, dando o devido apoio aos gestores na tomada de decisões. O conhecimento adquirido pelo savoir-faire deixou de ser suficiente, uma vez que o meio empresarial onde as empresas operam, apresenta atualmente características diferentes, tanto em termos logísticos (inúmeros fluxos de resíduos para recolher), como financeiros (restrições orçamentais impostas pelo Estado Central). Se em ambientes empresariais estáveis, a informação assumia o papel de redutora de incerteza, atualmente apresenta-se como um fator crítico de sucesso. 

Neste sentido, no ano de 2011 a CASCAIS AMBIENTE adquiriu um software de gestão de Serviços urbanos, que fosse inovador na abordagem e integrador das várias atividades desenvolvidas pela empresa, nomeadamente nas componentes recolha de resíduos (indiferenciados e seletivos) e limpeza urbana e que pudesse recolher e processar os inúmeros dados extraídos desses serviços. Entre outras funções, este software permite ter acesso a uma base de dados com toda a operação dos veículos, em tempo-real, aferir o nível de enchimento dos ecopontos, por forma a otimizarmos circuitos e frequências de recolha, mas principalmente, ajuda-nos a identificar os Resíduos Verdes e Objetos fora-de-uso abandonados na via pública, através da sua geo-localização (envio de coordenadas X:Y) atendendo que este era um dos serviços mais ineficiente, pois desconhecíamos a localização dos resíduos, habitualmente abandonados na via pública pelos Munícipes. 

Este sistema integra uma série de tecnologia eletrónica móvel, nomeadamente computador de bordo nas viaturas, identificação de contentores através de TAGS colocados nos contentores, sistema GPS, controle dos níveis de enchimento dos ecopontos, entre outros. O funcionamento básico do sistema vai desde o planeamento de rotas otimizadas, à obtenção de dados relativos aos serviços de recolha e limpeza urbana. Com base na informação extraída, foi-nos possível caraterizar os demais serviços, tendo sido estabelecidos vários indicadores operacionais e de produtividade para cada um deles. 
Através da análise dos indicadores de produtividade, foi possível reorganizar as tarefas no serviço de recolha, mantendo a qualidade do serviço prestado aos Munícipes. 

Com este projeto pretendeu-se otimizar os processos de recolha de Resíduos Urbanos, obtendo ganhos a nível operacional e financeiro numa lógica de racionalização do uso de recursos. O acesso a dados reais e atualizados e a criação de histórico permitiram suportar os processos de decisão e moldar as operações de recolha de acordo com uma realidade em constante mutação. 
Através da implementação deste sistema de indicadores (apoiado pelo sistema de gestão global dos serviços e sistema de sensores de enchimento), a Cascais Ambiente tem vindo ao longo dos últimos anos a reduzir os custos com estes serviços, sem colocar em causa o normal funcionamento dos mesmos.