CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

PROJETO LIFE RESLAND

Promover uma paisagem resiliente e adaptada às alterações climáticas é o propósito do projeto LIFE ResLand - Adapt and Promote a Resilient and Firewise Living Landscape, que vai ser implementado na vertente cascalense do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC). A iniciativa, coordenada pela Cascais Ambiente, é um dos projetos portugueses que recebem o apoio do Programa LIFE da Comissão Europeia. Com um orçamento de 3 milhões de euros, o LIFE ResLand tem ainda como entidades parceiras o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e a Proteção Civil.
Este projeto tem a duração de 6 anos, com fim previsto para 30 setembro de 2029, e pretende ser um modelo replicável a nível nacional e internacional, como exemplo de boas práticas.
 

MODELOS DE GESTÃO DO TERRITÓRIO
Melhorar o território para resistir à ameaça dos incêndios florestais e minimizar os seus impactos é o principal objetivo do LIFE ResLand. O projeto propõe a introdução de modelos de gestão silvo-pastoris adaptados à realidade do PNSC, que conciliam usos e valorizam os valores naturais tendo em conta a dimensão económica e social do território.
A aplicação destes modelos vai criar um efeito mosaico de floresta, pastagens, agricultura e pastorícia, quebrando o contínuo de matos, promovendo o controlo natural da vegetação combustível através do pastoreio, e reduzindo a intervenção humana e os custos associados.
Os modelos de gestão vão ser implementados em áreas de demonstração (terrenos sob gestão pública) e replicados numa segunda fase em toda a área do PNSC. Os proprietários privados serão convidados a participar numa iniciativa de gestão conjunta da floresta através da criação de uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF). A gestão da ZIF será suportada por um Plano de Gestão Florestal que define os modelos de gestão da paisagem a aplicar.
As medidas concretas assentam na aposta da manutenção dos terrenos pelos proprietários, a quem o projeto facultará os recursos necessários, tanto teóricos como técnicos, para o efeito contando com o apoio da equipa do LIFE ResLand.

A Apresentação Pública do projeto LIFE ResLand decorreu dia 25 de novembro de 2023. Saiba mais AQUI.

 

Separadores

Objetivos

Resultados esperados

Ao longo do projeto, prevê-se a recuperação da paisagem para manchas de vegetação descontínuas e usos diferentes dos atuais, como zonas de pastagem e cultivo de espécies autóctones e resilientes. Benefícios ambientais, sociais e económicos traduzem-se em ganhos para a comunidade.
Ao reduzir a frequência e a intensidade dos fogos, é possível tornar a floresta numa fonte de rendimento atrativa para os proprietários, apoiar o fortalecimento da economia local e devolver qualidade de vida para todos.

Informações

LIFE ResLand
Referência: LIFE22-CCA-PT-LIFE-ResLand/101102953
Acrónimo: LIFE22-CCA-PT-LIFE ResLand
Data de início: 01/10/2023
Data de fim: 30/09/2029
Custo total elegível: 3.898.228 €
Contribuição da União Europeia: 2.338.937 €

CONTACTOS
Gostaria de saber mais sobre o LIFE ResLand?
Contacte-nos através do email: liferesland@cascaisambiente.pt