CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O que fazer

Atividades

Ateliê e passeios nos burros lanudos:

Passeio onde as crianças montam nos burros lanudos e neles percorrem a Quinta do Pisão. Passam pelos vários mosaicos naturais da Quinta: prado, bosque, espaço agrícola, ribeira.
É uma oportunidade para os mais novos conhecerem, ao vivo e a cores, a Natureza, espécies de flora e árvores típicas desta área, e animais como ovelhas e cavalos que vivem no Pisão. Para além dos passeios, os burros lanudos ajudam na gestão das pastagens biodiversas e controlo de matos da Quinta, evitando que se recorra frequentemente a outras formas de controlo do espaço (por exemplo, meios mecânicos). É, assim, uma forma de gestão natural que está em perfeita harmonia com os restantes ecossistemas. Estes animais integram a raça portuguesa Asinina de Miranda, uma espécie que está em vias de extinção, pelo que a presença dos burros lanudos na Quinta do Pisão é uma forma de contribuir para a sua conservação.

Horta da Quinta:

Os produtos são biológicos e certificados da época. Os visitantes podem ainda colher diretamente da terra. Estão também à venda ervas aromáticas, mel, marmeladas, compotas caseiras e lenha ensacada, cuja madeira é proveniente dos trabalhos de limpeza florestal que se realizam na Quinta do Pisão. Os produtos são comercializados ao quilo ou à unidade de acordo com os valores de mercado dos produtos biológicos. Saiba mais AQUI

Animais:

Para além dos burros lanudos, a Quinta do Pisão tem também alguns cavalos e um núcleo de ovelhas e borregos da raça campaniça. Mas ali vive ainda toda uma fauna específica do espaço natural do Pisão. São animais em estado selvagem, na medida em que a sua vivência está em perfeita harmonia com a Natureza. Por isso, nem sempre estão à vista dos visitantes. No entanto, um passeio mais atento (e silencioso) pode permitir às pessoas avistarem águias-de-asa-redonda, coelhos-bravos, perdizes-vermelhas, peneireiros ou garças-reais.

Observação de aves:

Ao longo dos vários caminhos da Quinta do Pisão encontram-se painéis interpretativos com identificação das espécies de aves mais importantes que podem ser vistas no local.

Identificação da flora:

Ao longo dos vários caminhos da Quinta do Pisão encontram-se painéis interpretativos com identificação da flora mais significativa. Periodicamente são organizados percursos guiados por especialistas para identificação de aspetos concretos de botânica, nomeadamente plantas comestíveis.

Passeio Interpretativo:

Este passeio pretende desafiá-lo a aventurar-se pelos caminhos do Pisão. Propomos que explore esta área menos conhecida do Parque Natural de Sintra-Cascais mas repleta de valores naturais de grande importância.

Passeios a pé ou de Bicicletas:

Todo o espaço da Quinta pode ser explorado através de trilhos existentes no local e apropriados para passeios a pé e de bicicleta. De notar que o espaço da Quinta está sempre aberto à visitação. Não é permitido o acesso a veículos motorizados, exceto ao parque de estacionamento local, aberto entre as 9h30 e as 18h00, diariamente.

Aluguer de bicicletas e de segways:

Poderá ser feito por marcação para atividadesnatureza@cascaisambiente.pt.

Ligação a pequenas e grandes rotas:

A Quinta do Pisão é atravessada pela “Rota das Quintas” (PR1), assim como pelo caminho de Fátima.

Exposição LandArt:

Anualmente realiza-se na Quinta do Pisão a exposição LandArt Cascais, onde são exibidas obras de artes que, pela sua natureza, não poderiam estar confinadas numa galeria.

Separadores