CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Projectos

Horta da Quinta do Pisão

Na horta da Quinta do Pisão os alimentos crescem ao seu ritmo, sem se recorrer a tóxicos ou pesticidas, adaptados ao clima de cada estação e ao local onde são cultivados, e são colhidos por si “no ponto” em que estão com o máximo sabor. São locais, biológicos e sazonais.

Horta do Brejo

Com o nosso apoio, as reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires irão ter formação em agricultura biológica e criar uma horta de produção com o intuito de produzir hortícolas para apoio do banco alimentar local e para venda ao público em geral, de forma a sustentar o projecto.

Esta horta de produção biológica, local e sazonal para além de reutilizar antigos terrenos agrícolas, contribui para o combate à exclusão social e à pobreza pela capacitação das pessoas no desempenho de novas tarefas.

Daremos novidades em breve… 

Pomares e Olivais de Cascais

O que são Pomares e Olivais Comunitários?
São árvores de fruto e oliveiras atribuídas aos munícipes a título gratuito, em terrenos municipais inseridos em parques ou zonas verdes. São lugares de convívio, lazer e aprendizagem para os seus utilizadores e para a comunidade local.

Hortas nos Centros de Dia

O que são?
As hortas nos centros de dia destinam-se à ocupação de tempos livres e podem surgir num pequeno canteiro existente no Centro de Dia ou até em terrenos de maior dimensão que estejam ao dispor da instituição.

Como funcionam?
Neste projecto a iniciativa da criação das hortas é da própria instituição e a equipa das Terras de Cascais dá todo o apoio necessário à sua criação e/ou manutenção. A instituição interessada em participar pode contar com o nosso apoio formativo e acompanhamento técnico.

Hortas nas Escolas

O que são?

As Hortas nas Escolas são um projecto direccionado para as escolas que querem criar uma horta ou já a têm e precisam de apoio e acompanhamento técnico. 

 

Como funcionam?

Hortas Associativas

O que são?

São hortas geridas por associações locais, existentes ou criadas para o efeito, que podem ser criadas de raiz ou através da reconversão de hortas espontâneas em terrenos municipais. 

 

Como funcionam?

Hortas em Casa

Como funciona?

Ao inscrever-se neste projecto terá acesso à nossa formação, teórica e prática, e ficará a saber tudo o que precisa para cultivar os seus legumes em casa em modo biológico.  
Enquanto aguarda pela sua vez pode consultar o nosso material formativo online e dar um passeio por uma horta comunitária onde terá sempre um hortelão disposto a ajudar! 

O que vou aprender na formação?

Hortas Comunitárias

O que são?

São hortas atribuídas aos munícipes a título gratuito, em terrenos municipais inseridos em parques ou zonas verdes. São lugares de convívio, lazer e aprendizagem para os seus utilizadores e para a comunidade local.

 

Como funcionam?

As hortas são divididas em talhões de aproximadamente 30m2 e equipadas com abrigos de ferramentas, compostores e pontos de água partilhados. Os futuros hortelões recebem formação em horticultura biológica porque nas Terras de Cascais este é o nosso modo de produção.

Subscreva RSS - Projectos