CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Hortas nas Escolas

Conheça o projeto Horta nas Escolas e descarregue o "Caderno da Horta Biológica na Escola" 

As Hortas na Escola são um projeto direcionado para os estabelecimentos escolares que pretendam criar uma horta ou que já a tenham e necessitem de apoio ou acompanhamento técnico.

Em dezembro de 2020, lançámos um novo material para dar apoio às Escolas na conceção de atividades pedagógicas através da horta. 

Descarregue os três volumes do "Caderno da Horta Biológica na Escola” em formato digital e comece a explorar a Horta da Escola com os seus alunos: Vol. 1 | Vol. 2 | Vol.3

Como funcionam as Hortas nas Escolas?

Neste projeto, a iniciativa da criação das hortas é da própria escola e a equipa das Terras de Cascais surge para dar todo o apoio necessário à sua criação e/ou manutenção.

A comunidade escolar interessada em dinamizar a Horta Escolar como equipamento pedagógico pode contar com o apoio técnico das Terras de Cascais assim como uma ação de formação creditada de 25 horas. Anualmente é também possível ter acesso a um momento de partilha de experiências entre escolas, oferta de fatores de produção (sementes e plântulas) e material para apoiar o trabalho na Horta (alfaias, sistema de rega ou fertilização aprovada em agricultura biológica).

De forma a reforçar o espaço Horta como instrumento pedagógico e a sua dinamização em contexto de sala de aula foi criado o "Caderno da Horta Biológica na Escola.” Com este novo material alunos e professores podem, com total autonomia, explorar novos conhecimentos através de atividades práticas na horta. Por exemplo, na disciplina de Estudo do Meio, os alunos aprendem o ciclo de vida das plantas através da observação da semente até ao fruto. Já se forem dividir a quantidade de composto pela área da horta, estão a aprender Matemática. 

Como nos podemos candidatar a este projeto?

As escolas interessadas podem apresentar a sua candidatura por e-mail sensibilizacao@cascaisambiente.pt, até 31 de outubro de cada ano, a qual será analisada e encaminhada para um de dois níveis de apoio:

1º Disponibilização de fatores de produção, acompanhamento técnico presencial e partilha de experiências entre escolas. O número de candidaturas a apoiar, dentro deste nível, está dependente da disponibilidade orçamental e logística da Câmara Municipal de Cascais.

2º Para além das condições oferecidas no nível anterior, contará ainda com oferta de formação de 25 horas, creditada pelo Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais, com um número limite de 20 participantes.

Qualquer que seja o envolvimento possível, é pelos mais pequenos que se deve começar!