Está aqui

Vinhas de Cascais

O vinho de Carcavelos, de renome internacional e tradição secular, faz parte da história de Cascais. Durante séculos foi a atividade económica mais importante de Carcavelos.

Vamos recuperar esta tradição e torná-la parte do nosso futuro!

REGIÃO DEMARCADA DO VINHO DE CARCAVELOS (DOC)
O Vinho de Carcavelos foi reconhecido por Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908, através da qual ficou definida a região demarcada nas freguesias de S. Domingos de Rana e Carcavelos, do concelho de Cascais, e parte da freguesia de Oeiras. As suas castas, os ventos da serra e a aragem do mar fazem desta região um lugar perfeito para produzir um excelente vinho licoroso com sabores e aromas amendoados. É a região vinícola mais pequena de Portugal e hoje tem uma produção muito limitada. Para saber mais sobre a história do Vinhos de Carcavelos veja aqui.

 

O QUE SÃO VINHAS COMUNITÁRIAS?
Para recuperar esta tradição vinícola, o município de Cascais está a criar Vinhas Comunitárias. São vinhas plantadas em terrenos municipais inseridos em parques ou zonas verdes, em que as videiras ficam a cargo dos munícipes que manifestarem interesse em responsabilizar-se pela manutenção e gestão das vinhas. Mais do que um simples espaço agrícola, as vinhas comunitárias transformam-se em lugares de convívio, lazer e aprendizagem para os seus utilizadores e para a comunidade local.

 

COMO FUNCIONAM AS VINHAS?
As vinhas são divididas em conjuntos de cepas, posteriormente atribuídas aos munícipes que o desejarem. Os futuros viticultores recebem formação em viticultura biológica  - porque nas Terras de Cascais este é o nosso modo de produção - e podem ainda combinar entre si formas de gestão dos espaços e equipamentos comuns de cada vinha. Acreditamos que a cooperação é essencial para a manutenção destes espaços e que a entreajuda e a partilha de conhecimentos são fundamentais para a manutenção da qualidade e da vivência destes espaços. À semelhança das Hortas Comunitárias, as Vinhas Comunitárias são equipadas com abrigos para ferramentas e pontos de água partilhados

 

E DEPOIS DAS UVAS?
Quando as videiras produzirem uvas, o processo de transformação será assegurado por um parceiro local. O vinho produzido será entregue aos munícipes detentores de cepas, e uma parte será destinada a ações de solidariedade social desenvolvidas pela Câmara Municipal de Cascais.

 

COMO POSSO PARTICIPAR?
Basta inscrever-se através do formulário existente no fim desta página. As inscrições estão abertas a todos os munícipes de Cascais e a atribuição das cepas é feita por ordem de inscrição e por área de residência. Venha produzir Vinho de Carcavelos!

Inscrições | Produção comunitária

Linha Cascais

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede

Encontre no mapa