CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Pão regressa ao forno da Quinta do Pisão

Segunda, 6 Fevereiro 2023
Forno a lenha procura aproximar a população ao processo de produção.

O novo forno a lenha da Quinta do Pisão já está inaugurado e a Câmara Municipal de Cascais está a desenvolver várias iniciativas para dar a conhecer este equipamento à população, promovendo a partilha de experiências e saberes.

Este sábado, 4 de fevereiro, a Quinta do Pisão foi palco de um workshop dedicado ao Trigo Barbela, denominado “Trigo Barbela, a produção local e a Alquimia do Pão”. Celso Santos e João Vieira meteram as mãos na massa e explicaram àqueles que rodeavam o novo forno a lenha os benefícios do trigo de barbela, antes de mostrar como fazer pão com ele.

O Trigo Barbela, ou Trigo Escravo, é um tipo de trigo mole, mais nutritivo e mais sustentável, que não provoca a saturação dos solos nem usa fertilizantes ou herbicidas. Este é um trigo que dá origem a um pão biológico com baixo teor em glúten, que pode ser consumido ao longo de uma semana. Saiba mais sobre o Trigo Barbela aqui.

O “Mestre” João Vieira, conhecido protetor do Trigo Barbela agradeceu à Câmara Municipal a aposta no cultivo destes trigos “antigos”: “O que estão aqui a fazer, em Cascais, é dar um enorme contributo para voltarmos a cultivar os trigos antigos nesta região, e também proporcionar às pessoas um produto de qualidade.”

Este workshop foi apenas um dos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do programa Terras de Cascais, que visa promover um sistema alimentar local, sazonal e biológico. Saiba mais sobre workshops futuros aqui.

A vereadora Joana Pinto Balsemão esteve presente neste workshop e explicou o grande objetivo deste novo equipamento comunitário: “O objetivo, sobretudo, é criar círculos de proximidade, em que a produção está muito próxima do consumo. Queremos aproximar todas as pessoas a este conceito, da produção ao consumo, da quinta até ao garfo..."

Após este ciclo de iniciativas, a Quinta do Pisão vai continuar a dinamizar várias atividades e a  disponibilizar pão de trigo barbela com massa mãe, biológico e cozido em forno a lenha. Esta produção vai decorrer todos os sábados, entre as 9h00 e as 13h00, contando com a participação de 4 padeiros locais, que se vão revezar a cada fim de semana, mantendo a receita.

CMC | DCG | PR