CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Manhãs ao Forno na Quinta do Pisão

Segunda, 23 Janeiro 2023
Venha cozinhar no forno a lenha.

Padeiros, chefs, moleiros e munícipes de Cascais. O novo forno a lenha da Quinta do Pisão está disponível para todos e, de forma a partilhar este novo equipamento, estamos a desenvolver vários workshops entre janeiro e fevereiro. Iniciativas que promovem a troca de experiências, abordando temáticas relacionadas com a importância e vantagens do forno tradicional e dos cereais biológicos.

E o destaque vai para a confeção de pão em forno a lenha, uma atividade que integra a estratégia do munícipio de Cascais para a promoção de um sistema alimentar local, sazonal e biológico, dinamizada através do projeto Terras de Cascais.

“Prosseguimos com o nosso compromisso de aposta na sustentabilidade ambiental e com o trabalho que temos vindo a desenvolver neste sentido. As iniciativas que promovemos têm sempre o mesmo propósito, por um lado de colocar Cascais na vanguarda da consciencialização ambiental e, por outro, sensibilizar os munícipes para a importância do produto local e, simultaneamente, da agricultura regenerativa, para uma maior sustentabilidade do território e qualidade das práticas alimentares”, afirma Joana Balsemão, vereadora para a área do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais.

A primeira iniciativa decorreu no sábado, 21 de janeiro, e consistiu numa aula aberta, com os oito formandos da CERCICA que fazem parte do projeto "Pão com Coração", orientados por Sónia Casimiro e Julia Seraia. Esta aula aberta serviu para mostrar as capacidades já adquiridas pelos formandos e que estão na base do seu trabalho diário no Cascais Food Lab. Deste modo, quem visitou a Quinta do Pisão neste dia, teve a possibilidade de ver os jovens aprendizes em ação, provar as duas variedades de pão - Pão de tomate com cebola e orégãos e Pão de alho com ervas aromáticas - confecionadas com produtos com origem na Horta da Quinta do Pisão, e ainda houve tempo para diversas questões.

Os próximos workshops vão contar com a dinamização de conhecidos chefs ou padeiros, mas o forno a lenha também pode ser utilizado em diversas ocasiões, mediante marcação.

Trigo Barbela, a produção local e a Alquimia do Pão

4 de fevereiro | 10h00-12h30

Descubra mais sobre o pão e o trigo de barbela nesta sessão conduzida pelos especialistas Celso Santos e João Vieira. Celso é um padeiro produtor que acompanha todo o circuito do cereal, desde a sementeira até ao pão. Já João é um dos protetores e impulsionadores do trigo barbela, uma espécie de trigo rica em óleos e nutrientes e quase inexistente nas searas nacionais.

 
Um forno a lenha numa cozinha moderna, com o Chef João Matos

11 de fevereiro | 10h00-12h30

Durante esta sessão, João Matos terá oportunidade de explicar as vantagens de cozinhar num forno a lenha e de confecionar Tártaro de beterraba, Taco de abóbora e tangerina e Açorda de beringela. Tudo será cozinhado no forno, com a alga noori ou a folha de alface a servir de tortilha para o taco.

Inscrições a partir do dia 7 de fevereiro - AQUI.

Nos sábados há pão na Quinta do Pisão

Após este ciclo de iniciativas, a Quinta do Pisão vai continuar a dinamizar várias atividades e a  disponibilizar pão de trigo de barbela com massa mãe, biológico e cozido em forno a lenha. Esta produção vai decorrer todos os sábados, entre as 9h00 e as 13h00, contando com a participação de 4 padeiros locais, que se vão revezar a cada fim de semana, mantendo a receita.

Um forno a lenha pedagógico

Mas não é só ao sábado que vamos acender o forno. Durante a semana, vão ser desenvolvidas várias atividades pedagógicas dirigidas às crianças, mediante marcação. Workshops que também podem contar com a participação de chefs e onde os participantes vão poder descobrir mais sobre as técnicas, valências e potencialidades do forno a lenha.

Sobre o programa Terras de Cascais

O forno a lenha da Quinta do Pisão é uma das iniciativas do programa Terras de Cascais. No munícipio, a agricultura biológica e regenerativa tem ganho espaço desde que se criou a primeira horta comunitária em 2009. Hoje, sob o programa Terras de Cascais, existem 32 hortas comunitárias, 5 pomares e 4 vinhas, também comunitárias, num total de cerca de 800 parcelas atribuídas a munícipes. Para além dos espaços comunitários, nos quais a produção de hortícolas e frutas está a cargo dos munícipes, existem duas grandes hortas biológicas regenerativas – a Horta da Quinta do Pisão, onde os legumes são colhidos pelos visitantes, e a Horta do Brejo, inserida dentro do Estabelecimento Prisional de Tires e cultivada por mulheres ali reclusas. 

Saiba mais sobre a Quinta do Pisão aqui

_ _

Para mais informações, contacte a equipa das Terras de Cascais através dos contactos: terrasdecascais@cascaisambiente.pt