A nova missão da União Europeia para a adaptação às alterações climáticas - Mission Cities - selecionou 118 regiões e governos locais, entre os quais Cascais.
O principal objetivo é promover o Pacto Ecológico Europeu e a estratégia europeia para este desafio global, com o forte envolvimento das comunidades locais. Integrado no programa de investigação Horizonte Europa, o “Mission Cities” vai promover a articulação entre as comunidades locais e regionais de toda a Europa para acelerar a implementação de ações no terreno que contribuam para a resiliência local face às alterações climáticas, ao mesmo tempo que valoriza o património natural em toda a Europa.
A inovação é um dos fatores-chave nesta transformação europeia que aproxima, mais do que nunca, as instituições europeias e as autarquias.
A participação de Cascais é vista como uma mais-valia para o programa pela vasta experiência e o repertório de ações já implementadas no âmbito do "Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais", aprovado em 2017.
Ao longo dos últimos 5 anos foram já implementadas 60% das 80 ações constantes no plano. É o caso das requalificações das ribeiras, a valorização do Parque Natural Sintra-Cascais, as ações em escolas do Programa de Sensibilização e Educação Ambiental e a valorização do papel das associações não-governamentais, a colocação de sensores meteorológicos, os estudos de impacte na saúde entre muitos outros.
Cascais vai, assim, partilhar o conhecimento e a experiência obtida ao longo deste percurso com outras cidades que procuram acelerar a sua ação climática.