
Cascais foi distinguido com o SDG Innovation Award 2025, na categoria “Cidades, Municípios e Condados”, entre 280 candidaturas, em reconhecimento pelo carácter pioneiro e o impacto do projeto Fundo AdaptCascais para a adaptação local às alterações climáticas. A cerimónia de entrega decorreu no dia 6 de dezembro, em Munique, e reuniu iniciativas internacionais que estão a impulsionar a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O SDG Innovation Award é uma iniciativa do Senado da Economia da Alemanha e da agência das Nações Unidas UNIDO – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, que distingue modelos inovadores de referência na integração dos ODS em políticas, projetos e investimentos concretos. Na categoria dedicada às cidades, o júri valorizou abordagens transformadoras que reforçam a resiliência, promovem a participação inclusiva e geram impactos mensuráveis de sustentabilidade ao nível local.
O Fundo AdaptCascais financia projetos de base comunitária que implementam o Plano de Ação Local de Adaptação às Alterações Climáticas, com prioridade para comunidades vulneráveis, soluções baseadas na natureza e o uso sustentável dos recursos locais.
Este reconhecimento internacional reforça a posição do município de Cascais como referência europeia em adaptação climática e implementação local da Agenda 2030. Com base no sucesso do Fundo AdaptCascais, o município continuará a alargar parcerias com cidadãos, associações, escolas, organizações não governamentais (ONGs) e empresas, para cocriar um território mais resiliente e sustentável.