CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Campanha Vespa-Asiática 2021

Domingo, 5 Dezembro 2021
Em 2021, foram realizados 575 pedidos pela Linha Cascais

Veja as diferenças entre a Vespa e a Vespa Asiática aqui

As temperaturas elevadas neste início do outono fizeram estender o período "normal" da campanha de controlo da Vespa Asiática. Em 2021, contámos com todos os munícipes para combater esta praga e recebemos 575 pedidos pela Linha Cascais e 130 da Proteção Civil. Estas sinalizações permitiram a instalação de 50 armadilhas e a intervenção em 192 ninhos.

Ainda entre abril e junho, época em que a vespa sai do hibernáculo para a construção do ninho primário, foram capturadas 153 vespas fundadoras.

Bem distinta da vespa europeia, a vespa-asiática, velutina nigrithorax, é um inseto mais escuro e um pouco maior, de corpo aveludado e patas amarelas. Apesar de não serem mais agressivas que as vespas comuns, quando sentem o seu ninho ameaçado reagem e podem perseguir a ameaça por centenas de metros. Ao alimentar-se de abelhas autóctones e outros insetos polinizadores, a Vespa-Asiática coloca em risco todo o ecossistema e, por isso, representa uma preocupação. 

Na Primavera, as rainhas fundadoras constroem os ninhos primários onde se vão reproduzir e, mais tarde, no Verão, instalam-se no local definitivo – um ninho de grandes dimensões.

Os ninhos primários parecem-se com pequenas esferas com um buraco no fundo. Se os identificarmos e as entidades competentes os destruírem, estamos a impedir a sua proliferação de uma forma bastante mais eficiente.

O que fazer se encontrar um ninho:
Ligue para a Linha Cascais - 800 203 186
Reporte através do Fix Cascais - https://www.cascais.pt/fixcascais

Não tente destruir os ninhos. Uma vez identificados serão enviados técnicos ao local para os eliminar. Em caso de picada, contacte o 112.