CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sistema de depósito de embalagens de bebidas chega à Nova SBE

Sexta, 5 Julho 2019
Depois da Câmara Municipal de Cascais ter inaugurado, há sensivelmente um mês, o primeiro Sistema de Depósito de Embalagens de Bebidas de Cascais no Complexo da Adroana, foi a vez deste projeto-piloto de incentivo à reciclagem chegar à Nova SBE, em Carcavelos.

A utilização das duas máquinas recentemente instaladas na Adroana tem superado as expectativas, uma vez que todas as embalagens de bebidas vendidas no complexo (plástico, vidro e metal) estão a ser recicladas. A estas duas primeiras máquinas do concelho somam-se mais duas máquinas no campus da Nova SBE.

“Este tipo de máquinas vai multiplicar-se país fora e é fundamental que isso aconteça. A partir de 2022, ¾ das embalagens têm de ser recolhidas e até vai passar a custar uma tara. Aquilo que nós queremos é construir, a partir de agora e até final de 2021, um projeto-piloto que se vá alargando ao maior número de portugueses possível”, enalteceu o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, sobre esta iniciativa pioneira em Cascais.

Ao depositar as embalagens de bebida usadas nas máquinas da Nova SBE, estas permitem que o utilizador reverta o valor da mesma (0,15€) em benefício do Centro Paroquial e Comunitário de Carcavelos como um ato de doação. Por outro lado, o Sistema de Depósito de Embalagens de Bebidas de Cascais, na Adrona, disponível para um universo de cerca de 1300 colaboradores permite a devolução do depósito (0,10€) e a atribuição de pontos Citypoints - uma aplicação do Município de Cascais que reconhece e premeia as boas práticas de cidadania. 

Até ao momento já foram recicladas 1285 embalagens que correspondem à atribuição de 2570 citypoints. 

Mais uma etapa para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ver mais).