CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais testa projeto-piloto de reciclagem

Sexta, 7 Junho 2019
Iniciativa inovadora em Portugal promove a reciclagem de embalagens.

Um sistema de depósito de embalagens de bebidas foi lançado, no complexo Multiserviços da Adroana, de forma a promover a reciclagem das mesmas e a antecipar o sistema igual que será obrigatório em 2021. O objetivo é testar este projeto-piloto e mais tarde replicá-lo noutros locais do concelho onde exista viabilidade total.

Depois de consumir as bebidas vendidas nas máquinas automáticas e na cantina do complexo as embalagens vazias devem ser colocadas numa das duas máquinas para deposição de embalagens. Cada embalagem tem um código de barras para a sua identificação e o preço da bebida já inclui o valor de depósito da embalagem (10 cêntimos).

Ao depositar a embalagem, a máquina devolve um talão do valor do depósito, que pode ser trocado pelo respetivo valor nos seguintes locais: CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Cascais; ICA – Cantina: aqui o valor também pode ser descontado na refeição e Receção da Cascais Ambiente.

A utilização da máquina, independentemente do número de embalagens depositadas por dia e de as bebidas serem ou não compradas dentro do complexo da Adroana, oferece dois pontos na aplicação Citypoints pela simples leitura do código QR existente no talão de depósito.

Este projeto-piloto inovador no País pretende ser uma resposta às 713 garrafas de plástico, 260 latas e 1600 embalagens de vidro compradas mensalmente nas sete máquinas de venda de produtos existentes no complexo Multiserviços da Adroana e disponibilizadas ao universo de 1300 colaboradores da autarquia, que se tornam um exemplo para todo o município.

“Escolhemos este dia em que Cascais comemora 655 anos de Vila para inaugurar este projeto que simboliza tanto daquilo que nós defendemos como maneira de fazer políticas ambientais. Por um lado estamos a usar a tecnologia para induzir mudanças de comportamento humanas”, disse Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

Mais uma etapa para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ver mais).