CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana da Floresta Autóctone 2020

Sexta, 20 Novembro 2020
De 21 a 28 de novembro celebre a natureza

A Floresta. Essencial à vida de todas as espécies. Sabia que uma única árvore pode produzir oxigénio para 10 pessoas? 

As florestas autóctones caracterizam-se por possuírem uma grande área de árvores nativas do próprio território e são de extrema importância, uma vez que servem como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, ajudando por isso a manter a fertilidade do espaço natural e o equilíbrio biológico das paisagens.

Em Cascais, valorizamos o património natural do concelho e trabalhamos, todos os dias, na sua conservação e preservação. Os munícipes assumem um papel fundamental neste trabalho ao participarem nas diversas ações de voluntariado que decorrem ao longo de todo o ano, dado que grande parte de Cascais está inserida num Parque Natural. E para celebrar este espaço, desde 2010 assinalamos a Semana da Floresta Autóctone com ainda mais iniciativas a decorrer para escolas e particulares. Este ano, na impossibilidade da participação ser maior, trazemos-lhe esta comemoração através do digital, partilhando factos e curiosidades sobre o património natural do concelho. 

As principais ameaças destas florestas são os incêndios, a invasão biológica por espécies não autóctones e cortes prematuros e/ou desordenados. Para as defender, apostamos na conservação e melhoria da gestão das florestas que passa pela alteração da relação que a sociedade e os cidadãos têm com o espaço rural, pelo aumento do conhecimento individual do seu valor, do funcionamento dos seus ecossistemas e ainda da alteração de atitudes e comportamentos.

O coberto vegetal do Parque Natural Sintra-Cascais é bastante rico, sendo constituído por vegetação autóctone e por áreas plantadas, onde predominam as espécies como o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) o pinheiro-manso (Pinus pinea), cedro-do-Buçaco (Cupressus lusitanica) e o eucalipto (Eucalyptus globulus). Quanto às espécies nativas, pode-se observar o carvalho-roble (Quercus robur), o carvalho negral (Quercus pyrenaica), o carvalho-cerquinho (Quercus faginea), o sobreiro (Quercus suber), a carvalhiça (Quercus lusitanica), o carrasco (Quercus coccifera), o medronheiro (Arbutus unedo), o folhado (Viburnum tinus), o zambujeiro (Olea europaea sylvestris), o freixo (Fraxinus angustifolia), o amieiro (Alnus glutinosa) e o ulmeiro (Ulmus minor) entre outras. Este ano estamos ainda a plantar outras espécies da nossa floresta autóctone, nomeadamente, o Aderno de folhas largas (Phillyrea latifolia), a Azinheira (Quercus rotundifolia) e o Lentisco (Phillyrea angustifolia). Infelizmente, são também muito abundantes as espécies exóticas consideradas invasoras como as Acacia spp., as Hakea spp e outras.

Proteger a floresta do Parque Natural Sintra-Cascais é muito importante, nela existem muitas espécies que a nível mundial só se encontram aqui (endemismos), como o miosótis-das-praias (Omphalodes kuzinskyanae) e o cravo-de-sintra (Dianthus cintranus). A floresta continua a ser um instrumento de combate à desertificação, perda de biodiversidade e alterações climáticas.

Curiosidades & Factos: 

  • Um bosque aumenta a capacidade de absorção de água 3,5 vezes mais que uma área pavimentada, reduzindo o risco de cheia.
  • A sombra de uma árvore reduz os custos de ventilação até 25 %. 
  • 1 hectare de bosque com árvores e arbustos podem absorver cerca de 1 tonelada de co2 – equivalente a 100 carros de família.
  • As árvores reduzem os níveis de ruído e amenizam a intensidade do som.
  • 37% das mortes referentes a problemas de coração são devido à falta de exercício.
  • Caminhar produz endorfina, um neurotransmissor que combate a depressão. 
  • A pressão arterial baixa num espaço natural. 
  • A vista para uma paisagem natural pode reduzir o stress em 3 a 5 minutos.
  • Espaços naturais de qualidade podem reduzir os comportamentos anti-sociais. 
  • Um bosque pode valorizar uma propriedade de 6 a 35 % 
  • 1 única árvore pode produzir oxigénio para 10 pessoas