O apiário pedagógico vai ter 6 colmeias e será a base para o desenvolvimento de várias atividades em torno das abelhas e da sua importância para a biodiversidade. As abelhas afetam a nossa vida diariamente sem que nos apercebamos disso: cerca de dois terços dos alimentos que ingerimos são produzidos com a ajuda da polinização das abelhas.
O desaparecimento de milhões de abelhas nos últimos anos - entre 50 a 90% das populações do Norte da Europa e Norte da América já desapareceram – veio alertar para a necessidade de preservação desta espécie, também como forma de preservação da espécie humana.
Embora Portugal não seja dos países mais afetados, o projeto da Quinta do Pisão enquadra-se nesta abordagem. Assim, as atividades previstas estão direcionadas para distintos públicos-alvo: público em geral, população escolar, ou apicultores.
Para o público em geral estão previstos workshops e eventos que passam por construir hotéis para polinizadores, como criar um cantinho de aromáticas para polinizadores, entre outros. No âmbito dos apiários pedagógicos prevê-se apoiar a divulgação dos trabalhos das abelhas e de outros polinizadores, junto do publico em geral e da comunidade escolar. Para os apicultores estão a ser organizadas ações de formação de introdução ao mundo da apicultura, de reciclagem e melhoria de técnicas apícolas.
A primeira atividade, dirigida a todo o público, está agendada para o dia 30 de julho. “Um dia na Cresta” é o mote para apresentar o mundo das abelhas e mostrar a técnica de extração daquele que é o principal produto produzido pelas abelhas - o mel. Saiba aqui todos os detalhes ou faça a sua inscrição para o atividadesnatureza@cascaisambiente.pt
Conheça a Associação O Mundo das Abelhas.