CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Primeira Comunidade de Energia Inclusiva

Terça, 2 Maio 2023
Santa Casa da Misericórdia de Cascais apoia 20 famílias com energia renovável

Cascais inaugurou hoje a primeira Comunidade de Energia Inclusiva. Uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Cascais em parceria com a Greenvolt e a autarquia, que aposta no aproveitamento e partilha de energia renovável. Para criar esta comunidade foram instalados painéis solares fotovoltaicos no Infantário de Bicesse, o que permite reduzir os encargos da instituição com eletricidade em 30% e partilhar o excedente com 20 famílias da comunidade local, reduzindo as respetivas faturas em 50%.

Um passo importante para Cascais rumo à descarbonização e que também tem uma componente social muito forte. Na NOVA SBE, em Carcavelos, também há um projeto similar a este em desenvolvimento e que vai apoiar cerca de cem famílias do local. Todos somos poucos para fazer a diferença para um futuro mais sustentável, e os cidadãos também podem contribuir fortemente para esta transição energética.

O munícipio tem realizado várias sessões de esclarecimentos entre empresas da área energética e as várias entidades, instituições e clubes desportivos, entre outros, do concelho, de forma a potenciar a formação de Comunidades de Energia Renovável. (Ver aqui) E, em breve, a autarquia vai disponibilizar mais apoios para todos.

“Está a ser desenvolvido um fundo que vai apoiar associações e empresas na compra de equipamentos de eficiência energética, ou de energias renováveis, até 20 mil euros," salientou Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do ambiente na Câmara Municipal de Cascais.

A inauguração da primeira Comunidade de Energia Inclusiva decorreu a 2 de maio de 2023, e contou com a presença de Isabel Miguéns, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, de João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e dos vereadores da autarquia Joana Balsemão, Frederico Pinho de Almeida e Francisco Kreye.

Recorde o lançamento deste projeto aqui