CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Comunidades de Energia Renovável

Quarta, 8 Fevereiro 2023
Sessões de esclarecimento com instituições, associações, clubes, empresas e famílias

Comunidades de Energia Renovável e de Produção de Autoconsumo. O que são? Como aderir? Para fazer face a estas questões, a autarquia está a reunir com instituições, associações, clubes desportivos, empresas e famílias para promover estas comunidades/unidades e a produção descentralizada de energia renovável para autoconsumo ou partilha do excedente na envolvente.

Uma iniciativa que pretende reduzir a tarifa energética e, consequentemente, apoiar estas entidades. Além de ajudar a capacitar as instituições, empresas e famílias, o município vai lançar dois regulamentos com apoios para estas iniciativas, no âmbito do pacote de medidas de apoio no combate à inflação. (Ver aqui)

As sessões servem para dar a conhecer o conceito e os benefícios da autoprodução de energia de fontes renováveis, incluindo um breve enquadramento legal, processo de licenciamento e, ainda, estratégias para a sua operacionalização.

A primeira sessão decorreu a 11 de janeiro de 2023 e contou com a presença dos responsáveis de 25 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

"A situação financeira das IPSS é fundamental [para a sua ação de apoio social] e, portanto, esta sessão serve para informar e para capacitar as nossas pessoas sobre como é que podem reduzir a sua tarifa energética,” salientou Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do Ambiente.

Já a segunda sessão contou com a presença de 23 clubes desportivos e 12 associações de Cascais, reforçando o esforço da autarquia em apoiar estas entidades na poupança e transição energética.

“Há uma série de fundos públicos que estão à disposição de todos,” revelou a vereadora, acrescentando: “A própria Câmara Municipal também está a preparar um regulamento ao qual se vão poder candidatar para este tipo de apoio.”

Até agora já foram realizadas duas sessões que alcancaram mais de meia centena de entidades, demonstrando o interesse e a relevância da implementação de medidas eficazes para a poupança e transição energética. 

Em Cascais já há uma Comunidade de Energia Inclusiva em Bicesse, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia que está a instalar painéis fotovoltaicos numa creche. Além destes painéis produzirem energia limpa para autoconsumo, o excedente vai ser partilhado com 20 famílias do bairro, permitindo a redução da sua fatura energética. (Saiba mais aqui)