CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Prevenção de incêndios continua

Terça, 9 Janeiro 2024
Técnicos Florestais da Cascais Ambiente participam em formações de Fogo Controlado

Cascais continua a apostar os seus esforços na prevenção de incêndios rurais, nomeadamente no Parque Natural Sintra Cascais. Considerado uma ferramenta essencial na gestão da paisagem mediterrânea, o fogo controlado visa assegurar a manutenção do mosaico vegetal, reduz a perigosidade de incêndios rurais e promove a biodiversidade.

Em novembro e dezembro de 2023, dois técnicos florestais da Cascais Ambiente participaram ativamente em ações de fogo controlado na Lousã e em Idanha-a-Nova, como parte do Curso de Credenciação em Fogo Controlado da Escola Superior Agrária de Coimbra. Essa formação capacita os profissionais para a implementação do já aprovado Plano de Fogo Controlado de Cascais, endossado pela Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Em Cascais também já foram realizadas pelo menos duas ações de fogo controlado, uma em 2022 (Ver aqui) e outra em 2023 (Ver aqui.)

Dentro deste contexto, os técnicos receberam formação prática e teórica que abrangeu o planeamento estratégico e operacional do fogo controlado, incluindo técnicas de ignição e condução do fogo, protocolo de segurança, definição de tarefas, responsabilidades e dimensão da equipa da queima, além do controlo e rescaldo. Nestas sessões os técnicos ficaram ainda a saber quais os equipamentos e ferramentas necessárias para a ignição e como fazer a avaliação e monitorização dos impactos do fogo no ecossistema.

O curso tem como objetivo capacitar os técnicos florestais da Cascais Ambiente, proporcionando-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para o planeamento, execução e avaliação das operações de uso do fogo controlado na gestão dos espaços florestais. Importante ressaltar que estas ações só podem ser realizadas sob condições meteorológicas específicas e estritas normas e procedimentos estabelecidos no Plano de Fogo Controlado de Cascais, garantindo a segurança e eficácia na prevenção de incêndios.

A aposta da Cascais Ambiente no fogo controlado destaca-se como uma iniciativa proativa na gestão do risco de incêndios florestais, consolidando o compromisso do município com a preservação ambiental e a segurança da comunidade local