CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Ação de fogo controlado na Quinta do Pisão 2022

Quarta, 6 Abril 2022
Intervenção cria mais segurança e promove a biodiversidade

De forma a criar condições para que, em caso de incêndio, o fogo não progrida para zonas de difícil acesso, entre os dias 6 e 7 de abril estão a decorrer ações de fogo controlado na Quinta do Pisão.

A intervenção decorre no âmbito do Plano de Fogo Controlado de Cascais e foi aprovada pela Comissão Municipal da Defesa da Floresta e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

“O fogo controlado é mais uma da técnicas que temos para gerir combustível e é sempre necessário estar um técnico credenciado em fogo controlado,” adianta Pedro Carrilho, chefe de Núcleo de Gestão de Fogo Rural da Área Metropolitana de Lisboa do ICNF.

Para realizar esta ação, estão no terreno mais de 30 elementos do ICNF, Cascais Ambiente, Proteção Civil de Cascais e Bombeiros.

“Existe uma equipa de apoio composta por operacionais de queima para executarem o fogo com as ferramentas que temos e depois convém ter uma equipa de segurança dos bombeiros ou sapadores florestais,” revela o técnico.

Além de beneficiar a segurança do Parque Natural Sintra-Cascais e a população, esta intervenção vai também promover a biodiversidade do local.

“Vai permitir a entrada dos herbiveros que temos aqui, como os cavalos sorraias, os burros lanudos e os corsos que vamos introduzir, e que vão fazer o trabalho de manter este mosaico aberto,” salienta João Melo, diretor de Gestão Florestal na Cascais Ambiente.

Mais um passo que está a ser dado para tornar o território mais resiliente e sustentável, alimentando a concepção do Plano de Paisagem de Cascais que visa valorizar o património natural do PNSC.