CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O PESA continua a promover a literacia ambiental

Sexta, 17 Outubro 2025
Abertura da 13ª edição do programa na ESHTE

Desde 2012, o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental leva o meio ambiente, a natureza, a ciência e a sustentabilidade diretamente aos alunos, procurando que estes se tornem ambientalmente mais conscientes e participativos. Para além disso, através de atividades, dinâmicas e ações de sensibilização, o PESA tornou-se num instrumento complementar ao trabalho dos professores.

Nesta quarta-feira, 15 de outubro, o auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi, novamente, palco do lançamento de mais uma edição deste programa. A sala encheu-se de professores, que marcaram presença para conhecer as novidades que este ano letivo traz para as suas aulas.

“Só este ano tivemos 225 professores envolvidos, que utilizaram quer a sala de aula, quer este património imenso que temos no concelho, para ensinar aos alunos de uma forma mais prática aquilo que são os desafios da mente humana, os desafios do conhecimento, e, acima de tudo, semear aquilo que é mais importante, essa energia que não se esgota, que é a criatividade,” realçou Luís Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.

Este início da 13ª edição do programa foi também oportunidade para reconhecer os professores, escolas e agrupamentos de escolas pelo seu empenho na promoção da educação e literacia ambiental através do PESA. Foram vários os docentes e membros da comunidade educativa que receberam os “Galardões de Mérito Ambiental” das mãos de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e de Diana Vale, vereadora.

Ao longo do ano letivo 2024/2025, o PESA realizou 1.372 ações de Educação Ambiental, impactando mais de 30 mil alunos, 266 turmas, 69 escolas do concelho e 225 professores.

Para além das habituais atividades, que procuram aproveitar o património natural do concelho, bem como as infraestruturas existentes, foram anunciadas atividades como “Quem Vive Aqui” e “Do Lixo ao Luxo”, que prometem trazer novas formas de formar cidadãos com maior literacia ambiental e que se tornam voz ativa na promoção da sustentabilidade ambiental.