CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

IIª Sessão Pública e de Participação “O Parque é Nosso” | Malveira da Serra

Quinta, 5 Setembro 2019
O grande objetivo das sessões é partilhar a visão e estratégia que a autarquia tem para o Parque Natural Sintra-Cascais com todos os moradores e proprietários, ouvi-los e convidá-los a participar neste projeto.

Decorreu nesta terça-feira, 3 de setembro, na Sociedade Recreativa e Familiar da Malveira da Serra, a segunda de três sessões públicas e de participação onde se está a construir o futuro do Parque Natural Sintra-Cascais. A primeira foi realizada na União Recreativa da Charneca e a próxima será no dia 9 de setembro, no Grupo Desportivo do Zambujeiro.

As sessões têm por objetivo “partilhar a visão e estratégia que a Câmara tem para o parque” e desafiar os moradores e proprietários a fazer parte, conforme adianta a vereadora com o pelouro do Ambiente, Joana Balsemão. 

A vereadora salienta que o grande objetivo da autarquia é “introduzir um novo modelo de gestão desta paisagem que vai recuperar um pouco o que havia há muitas décadas, em que olhamos para os mapas e vemos muitos mosaicos onde cada parcela tinha uma função: Umas  dedicadas à agricultura, outras à floresta, à pastorícia, ou à silvicultura”. Um plano semelhante ao que foi desenvolvido na Quinta do Pisão.

Naquele tempo, “o território era vivido, economicamente viável, dinâmico e mais seguro ou mais resiliente porque os incêndios não progridem tão rápidamente se houver um descontínuo da paisagem,” afirma Joana Balsemão que explica que a autarquia ousou em “sonhar na recuperação de tudo isto” e procura agora desenvolver “um território que é vivo e onde há uma marca do parque que tem por exemplo compotas, mel, queijo, um território vivo.”

No entanto, para avançar a Vereadora acrescenta que não é possível “fazê-lo sozinhos. A Câmara tem gestão de uma parcela deste parque natural mas o resto é propriedade privada e por isso é que chamámos aqui os moradores e proprietários: para apresentar a nossa visão e perguntar se querem fazer parte dela através da criação de uma associação - uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF)”. Recordando que os “proprietários que quiserem participar vão poder fazer parte desta gestão conjunta”.

A apresentação do Projeto e Plano de Paisagem foi realizada pelo diretor da gestão da estrutura ecológica da Cascais Ambiente, João Melo, que mostrou ainda aos presentes um vídeo sobre a Quinta do Pisão e a oferta que esse espaço tem para o público que o visita, como ujm exemplo do que poderá ser o futuro do Parque Natural Sintra-Cascais, com todos a trabalharem em conjunto.

No final da sessão, os proprietários e moradores presentes tiveram a oportunidade de apresentar as suas dúvidas e preocupações em relação a fazerem parte desta ZIF. Sobre estas questões, Joana Balsemão disse que “o mais importante é salientar que quem integrar a ZIF não perde os direitos sobre o seu território ou terreno, vai continuar a ser o proprietário legítimo, com todos os direitos legais: pode vender quando quiser e participa enquanto quiser” revelando que o objetivo é “desonerar os associados das tarefas mais pesadas como a limpeza do território e apoiá-los na dinamização económica e a nossa visão é esta: um terreno que é protegido, conservado em termos de biodiversidade, produtivo e utilizado para recreio, visitação, etc. Um terreno do qual todos se orgulham em participar”.

Saiba mais: Sobre a constituição de uma ZIF | Sobre a Iª Sessão “O Parque é Nosso”