CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

GREENFEST | 23 a 25 de setembro

Terça, 6 Setembro 2022
Nova SBE recebe o maior evento de sustentabilidade do país

Inscreva-se aqui.

O Greenfest está de volta a Cascais, mais precisamente à Nova SBE, na sua 15ª edição! Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, não perca este evento para toda a família, onde também se juntam empresas, autarquias, organizações ambientais e empreendedores verdes, com o objetivo de reflectir e sensibilizar para as questões da sustentabilidade do planeta e partilhar boas práticas e algumas soluções inovadoras.

Há palestras, conferências, workshops, showcookings, experiências, espetáculos, entre outras atividades desenvolvidas sob o tema desta edição: a “Economia Circular Regenerativa” e as “Nature-Based Solutions” como resposta aos enormes e urgentes desafios socio-ambientais que nos são colocados, a todos, hoje.

Este ano, a autarquia (parceira do Greenfest) escolheu estar presente em colaboração com parceiros que nos dão soluções para um estilo de vida mais circular e sustentável. Acreditamos que se todos encontrarmos soluções acessíveis para escolhas mais ecológicas, o caminho para a circularidade e a neutralidade carbónica será mais rápido!

Tem pequenos objetos para reparar, uma bicicleta a precisar de manutenção ou roupa para trocar? No expositor do município vai encontrar um Repair Café, uma Cicloficina e um Swap Spot onde pode reparar ou trocar artigos, ações fundamentais para promovermos, em conjunto, uma economia mais circular e regenerativa.

Conheça, também, alguns dos nossos empreendedores verdes locais que estarão no nosso expositor a partilhar as suas soluções circulares para um planeta mais protegido! Skates feitos de resíduos de plástico, cogumelos que vêm de borras de café ou carteiras feitas com lonas publicitárias!

. Se tem uma ideia para tornar o concelho mais resiliente às alterações climáticas, não perca a sessão sobre o FundoAdapt Cascais, um fundo inovador da Autarquia que financia projetos na área do ambiente (saiba mais aqui)!
. Assista ainda ao fórum Espaços verdes urbanos e alterações climáticas (inscrições por e-mail para sara.balcazar@isg.pt) e à tertúlia Cascais: Uma estratégia para a participação.

As nossas preocupações pela redução da nossa pegada ecológica estão em tudo, das pequenas às grandes ações. Por isso, o próprio expositor é construído com materiais reutilizáveis e de baixo impacto ambiental, reafirmando o caminho de Cascais para a Circularidade. Feito de blocos de cortiça portuguesa Corkbrick, é um sistema de construção modular, usando um material ambientalmente consciente, que permite criar um objeto hoje e outro amanhã, sem desperdício, apenas usando a imaginação e criatividade! Todos os outros objetos e materiais são reutilizados e/ou emprestados, continuando a sua vida depois deste evento.  Aumentar o ciclo de vida dos produtos é uma das formas de reduzir o desperdício e, assim, diminuirmos o nosso impacto ambiental.  

E, para que todos possam acompanhar o Greenfest Carcavelos, o evento vai decorrer em formato híbrido. Caso não possa ir até à Nova SBE, pode assistir ao evento através do website www.greenfest.pt ou das redes sociais @greenfest, onde estará a decorrer a transmissão online de um palco híbrido e de um palco 100% digital.

Cascais no Greenfest

OFICINA DE BICICLETAS
Em parceria com a Cicloficina

Uma oficina aberta, totalmente dedicada às bicicletas, onde pode aprender a reparar pequenas avarias e como fazer uma melhor manutenção da sua amiga de duas rodas.
Nota: Cada pessoa poderá levar uma bicicleta para ser diagnosticada e/ou reparada.

OFICINA DE REPARAÇÃO
Em parceria com o Repair Café Lisboa

Objetos avariados? Não deite fora, repare-os!
Nesta oficina aberta pode aprender a reparar os seus pequenos eletrodomésticos e aparelhos elétricos e a remendar ou reutilizar as suas peças de roupa!
Traga o objeto que quer reparar, vontade de aprender e o resto deixe connosco!
Nota: Cada pessoa poderá trazer um objeto para ser diagnosticado e, se possível, reparado com a ajuda de voluntários experientes. Só aceitamos pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos (ex. máquinas de café, candeeiros, varinha mágica, etc) e roupa para remendar ou reutilizar.

SWAP SPOT: TROCA DE ROUPA
Em parceria com a Circular Wear

Temos muita roupa, alguma quase nova, que já não queremos ou não nos serve! E por que não trocar por outra peça? Aqui temos um SPOT partilhado onde poderá trocar as suas peças de roupa ou brinquedos por outras “novas”. É troca por troca.
Nota: O Swap Spot é um armário partilhado, aberto a todas as pessoas que desejem trocar peças de roupa. As peças serão analisadas para controle de qualidade e cada pessoa terá um limite do número de peças que poderá trocar.

EMPREENDEDORES LOCAIS PARA A CIRCULARIDADE
Em Cascais, temos pessoas e projetos dedicados a criar impacto verde. Aqui partilhamos alguns que se dedicaram a criar novas vidas de velhos materiais. O seu lema é pensar e criar circular: reutilizar, reciclar, reparar, regenerar.

SESSÕES:

Fórum: Espaços verdes urbanos e alterações climáticas
Sexta-feira | 23 de setembro | 12h00 – 13h00 | Palco Corkbrick

Conferência sobre a gestão de espaços verdes urbanos para o combate às alterações climáticas, no âmbito do projeto europeu Life Clivut, implementado em Portugal pelo Instituto Superior de Gestão (ISG) em parceria com a Cascais Ambiente. Serão apresentadas as estratégias de Cascais, Perugia, Bologna e Thessaloniki, e recolhidos contributos dos cidadãos, empresas, técnicos e comunidade académica.

Fundo Adapt Cascais: Mais Ação Climática com AdaptCascais! Abertura de Candidaturas!
Sexta-feira | 23 de setembro | 18h00 – 18h30 | Palco Fundação Santander

Apresentação da 2.ª edição do Fundo AdaptCascais, um fundo municipal inovador que financia projetos que contribuem para a adaptação do concelho às alterações climáticas.Também vão ser apresentados os resultados do Fundo AdaptCascais21, que financiou 8 projetos desenvolvidos em 164 ações que contaram com o envolvimento de 2075 participantes. Se tem uma ideia para tornar o concelho mais resiliente às alterações climáticas, não perca esta sessão!

Cascais: uma estratégia para a participação
Sábado | 24 de setembro | 11h00 – 12h00 | Palco Fundação Santander

Esta tertúlia Cascais dá voz à comunidade, convidando cidadãos que participaram em projetos do município a partilhar as suas experiências de participação sob a orientação de um facilitador da CMC. Vão ser abordados projetos como o OP, OPJ, Reinvente o seu Bairro, Voluntariado, Associativismo, Tutores de Bairro, Ambiente, Voz dos jovens.

15 anos Greenfest

Ao longo dos últimos 15 anos, o Greenfest tem testemunhado a evolução da sociedade portuguesa contribuindo para uma cultura mais sustentável e do reconhecimento do reforço da interdependência dos seus pilares : ambiental, social e económico. A tónica tem sido a da partilha de melhores práticas conducentes a ações diferenciadoras. Nos próximos anos, a principal mensagem e alerta é para o sentido de urgência da alteração de comportamentos individuais e coletivos. O estado de emergência permanente, apela a uma cidadania ativa e responsável de todos os "stakeholders" e é, igualmente, um dos objetivos para abordar este desafio civilizacional. Em sinergia com os parceiros, o Greenfest celebra 15 anos de educação, de partilha e de promoção das ações de sustentabilidade, o que permite um festival ainda mais dinâmico, ativo e multidisciplinar!

Saiba mais sobre o Greenfest aqui