CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fundo AdaptCascais reconhecido pela Europa

Quarta, 31 Maio 2023
Fundação BMW e UNECE reconhecem projeto cascalense.

O Fundo AdaptCascais, projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais para combater os efeitos das alterações climáticas no concelho, tem sido reconhecido a nível europeu pela sua abordagem inovadora para promover a justiça climática.

Em Copenhaga, na Dinamarca, a Fundação BMW Herbert Quandt distinguiu o Fundo AdaptCascais como um dos 11 melhores exemplos europeus para cidades sustentáveis e liderança responsável.

Este fundo vem reforçar o papel da sociedade civil na ação climática, dando a possibilidade de organizações ambientais, juvenis, escolas, entidades sem fins lucrativos, entre outros, de participar na estratégia local de adaptação às alterações climáticas.

Na primeira edição do fundo, foram implementados oito projetos, propostos por entidades cascalenses, envolvendo alunos de escolas em ações de valorização de ribeiras e de espaços verdes urbanos, a valorização da Ribeira de Caparide pela comunidade civil, a limpeza do litoral pela comunidade de pescadores e jovens de Cascais, palestras e workshops, ações de poupança de água, plantação de árvores, entre outros.

Esta abordagem permitiu à autarquia explorar um novo modelo de governança para a ação climática, valorizando as pessoas e as suas ideias. Esta abordagem inovadora e colaborativa levou a que a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) selecionasse este fundo cascalense como um dos 50 projetos mais inovadores para um desenvolvimento económico sustentável. Esta seleção foi anunciada em Atenas, perante uma audiência de líderes mundiais que discutiram as melhores soluções para um futuro mais próspero e resiliente.

O Fundo AdaptCascais encontra-se na segunda edição, tendo sido aprovados mais oito projetos que procuram combater os efeitos das alterações climáticas em Cascais, através do diálogo entre a autarquia e os cidadãos. Este é um modelo com futuro e que em breve poderá inspirar outras cidades europeias a adotar a mesma abordagem

Saiba mais sobre o Fundo AdaptCascais aqui.