CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Está calor? Ponha-se ao fresco

Quinta, 25 Julho 2019
Para que não restem dúvidas sobre o que fazer ou não quando o calor aperta a Câmara Municipal de Cascais preparou uma nova campanha sobre comportamentos a adotar ou evitar. Siga-os e, se estiver calor, ponha-se ao fresco!

Embora não se preveja que Portugal venha a ser afetado por mais uma onda de calor, como aquela que já se anuncia para os próximos dias em diversas regiões da Europa, e para que ninguém seja apanhado desprevenido, a Câmara Municipal de Cascais e os demais parceiros identificaram a necessidade de melhoria das ações de sensibilização e comunicação da população sobre estes fenómenos climáticos extremos.

Fruto do grupo de trabalho criado no âmbito do Plano para a Adaptação às Alterações Climáticas estão já a circular cinco imagens muito intuitivas que pretendem ajudar os cidadãos.

Direta e na primeira pessoa: “se está calor, põe-te ao fresco”, a campanha, elaborada no âmbito do Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas (PAAAC) – Cascais 2030 em parceria com o ACES - Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais, alude à necessidade de hidratação frequente e à salvaguarda de idosos e crianças sempre mais afetados por situações de calor extremo. Ao mesmo tempo recomenda-se a tomada de ações para refrescar o corpo, alertando para o perigo - capaz de conduzir à morte – de deixar pessoas ou animais dentro de viaturas expostas ao sol.

“Tendo em conta que se tem verificado um aumento da intensidade e frequência das ondas de calor de verão, como consequência das alterações climáticas é necessário adotar comportamentos preventivos para salvaguardar a saúde da população, em particular das pessoas mais sensíveis, crianças e idosos”, explica João Dinis, responsável pela implementação em Cascais do PAAAC – Cascais 2030.

Para o caso de ser necessário são ainda divulgados o número nacional de emergência 112 e o do SNS24 – 800 24 24 24

Mais informação AQUI.