CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Equipa Produção e Consumo vence "Climes to Go"

Quarta, 17 Novembro 2021
12 jovens foram de Cascais a Glasgow de forma sustentável

Partiram de Cascais com um objetivo em comum. Chegar a Glasgow da forma mais eficiente e sustentável possível. Para isso tiveram de fazer várias escolhas ao longo do seu percurso, medindo a combinação de tempo, dinheiro, carbono e água. Participaram também em diversos desafios relacionados com negociação, economia circular, cooperação e voluntariado ou sensibilização. E depois de 10 dias a viajar até à COP26, os jovens já regressaram a Cascais.

A vitória foi da Equipa de Produção e Consumo que gastou apenas 1621 climas (moeda da competição) seguida da equipa Energia, com 1658 climas e da equipa Água, com 1916. O prémio foi entregue na tarde desta quarta-feira, 17 de novembro, numa cerimónia que decorreu na NOVA SBE, em Carcavelos, e que contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da autarquia e de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática.

Esta foi a primeira edição do “Climes to Go,” uma competição entre três equipas de 4 pessoas que surgiu com o objetivo de mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática, provar que o caminho da descarbonização rumo à neutralidade carbónica é possível, necessário e inevitável, e demonstrar a influência dos estilos de vida na nossa pegada de carbono, analisando o impacto das nossas escolhas e dos nossos comportamentos no dia-a-dia.

Além da Câmara Municipal de Cascais, a iniciativa tem como parceiros a Get2C, a Earth Watchers, a Embaixada Britânica e conta também com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Oney Bank e do Grupo Altri.

Esta foi uma verdadeira corrida contra o tempo, pelo combate às alterações climáticas, rumo a Glasgow, para a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP26. Ao longo do precurso, as equipa fizeram relatos que foram publicados nas redes sociais do projeto, garantindo a disseminação da competição e dos desafios e soluções alcançadas.

De recordar que Cascais já investiu mais de 200 milhões de euros no Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas, foi criado um Conselho Municipal para a ação climática, no âmbito da democracia participativa, para envolver toda a comunidade no objetivo da redução de 55% das emissões de CO2 até 2030. Na estratégia do município para mitigar as consequências das alterações climáticas, e que começou já há mais de 10 anos, conta-se, entre outras ações concretas, a requalificação das ribeiras, a recolha seletiva de resíduos urbanos, a melhoria de oferta nos transportes públicos, com uma frota de autocarros gratuitos, aumento dos percursos e motores menos poluentes, convidando todos os que vivem, trabalham e estudam no concelho a deixarem o carro próprio em casa. 

“Cascais é, das autarquias que eu conheço, uma das mais preocupadas em ganhar este desafio que é complexo,” salientou João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e Ação Climática, à margem da entrega dos prémios “Climes to Go.”

Saiba mais aqui