CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Energias Renováveis Offshore

Quarta, 8 Março 2023
Ciclo de debates arrancou em Cascais

O Périplo Energias Renováveis Offshore: Comunidade, Sustentabilidade e Economia arrancou em Cascais. Sob a ótica da Biodiversidade, técnicos, especialistas, cientistas, autoridades, académicos e comunidade, debateram questões relativas à instalação de plataformas de energia eólica no mar de Portugal. Uma sessão promovida pelo Ministério das Infraestruturas, pela Secretaria de Estado do Mar e pela Secretaria de Estado da Energia e Clima, com o apoio da autarquia.

“O estado central está a dar os primeiros passos na criação de plataformas de energia eólica offshore, fora da costa, a cerca de 10 quilómetros da costa e escolheu Cascais para ser o primeiro palco de debate sobre este assunto,” adiantou Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do ambiente na autarquia.

Com uma vasta costa, o país apresenta condições únicas para o desenvolvimento de energia eólica offshore e, por isso, esta é mais uma das apostas do governo para acelerar a transição energética, tendo sido apresentada a proposta preliminar das áreas espacializadas para implantação de projetos de energias renováveis offshore nesta sessão, que pode consultar aqui.

“O que está previsto para ser colocado ao longo de todo o país geraria 10 gigawatts de energia renovável, o que daria para alimentar milhões de habitações no país,” salientou a vereadora.

Seguiu-se um painel de debate que contou com a presença de membros da Associação Zero, Fundação Oceano Azul, Universidade de Aveiro, Geosurveys e Embaixada da Dinamarca em Portugal e ainda um momento de perguntas e respostas aberto à plateia.

“Ação climática por um lado, proteção da biodiversidade por outro e, em cima disto, temos de ter em consideração questões como segurança da navegação, a pesca, o desporto, a vela, e por aí fora,” revelou Joana Balsemão, acrescentando: “É um tema que está a dar os seus primeiros passos, não é 100% consensual. Viemos beber da experiência de países como a Dinamarca, que já tem energia éolica offshore há décadas e também ouvir cientistas.”

O debate Energias Renováveis Offshore e Biodiversidade decorreu no Centro Cultural de Cascais, no dia 7 de março de 2023, e contou com a presença do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, da secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

“Cascais tem sido um exemplo nesta aposta daquilo que é a transição climática como promotora, na verdade, do desenvolvimento da região e é precisamente isso que queremos para o país,” enalteceu a Secretária de Estado.  

Até 2026, Portugal tem como objetivo alcançar 80% de fontes renováveis na produção de eletricidade. Uma meta de descarbonização ambiciosa que exige a aceleração da transição energética, apostando na captação de energia tanto em terra como no mar.

As próximas sessões deste ciclo de debates decorrem a 9 de março, em Viana do Castelo, e a 10 de março, na Figueira da Foz.

Saiba mais aqui