CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"Climes to Go"

Sábado, 23 Outubro 2021
12 jovens partem de Cascais até Glasgow, rumo à COP26, pela emergência climática.

Três equipas de jovens partiram na sexta-feira, dia 22 de outubro, do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril, rumo a Glasgow, no âmbito da inciativa "Climes to Go". Estes jovens foram desafiados a irem de Cascais a Glasgow da forma mais sustentável possível e com menos impacto para o planeta e para as comunidades locais. A experiência culminará na cidade escocesa que, em novembro, acolhe a CO26 - Conferência das Nações Unidas - onde vão estar representantes de cerca de 200 governos, com o objetivo de acelerar a ação climática para cumprir o Acordo de Paris. (Ver a notícia sobre o desafio aqui).  

Cascais já investiu mais de 200 milhões de euros no Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas, que teve início há mais de 10 anos. A criação do Conselho Municipal para a ação climática, no âmbito da democracia participativa, para envolver toda a comunidade no objetivo da redução de 55% das emissões de CO2 até 2030, é uma das medidas que Cascais vai adotar, neste novo mandato autárquico de 2021-2025, adiantou, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. "Estamos numa situação em que temos que encontrar rumos de grande dimensão com muitas frentes de batalha de uma enorme emergência”, destacou o autarca referindo-se à necessidade de mitigar e combater as alterações climáticas. “ Em Cascais, a opção é, numa visão para o concelho, continuarmos a apostar numa estratégia cujo principal eixo é a questão ambiental”, salientou, ainda, o autarca na cerimónia de arranque da iniciativa “Climes to Go”.

A requalificação das ribeiras, a recolha seletiva de resíduos urbanos, a melhoria de oferta nos transportes públicos, com uma frota de autocarros gratuitos, aumento dos percursos e motores menos poluentes, convidando todos os que vivem, trabalham e estudam no concelho a deixarem o carro próprio em casa são algumas das ações estratégicas implementadas nos últimos anos no município para mitigar as consequências das alterações climáticas.  O lançamento de uma moeda digital local, que servirá de base às transações de serviços e bens municipais, sobretudo no setor ambiental e social, é outra das medidas apontadas pelo presidente da Câmara, para promoção das ações positivas dos cidadãos que contribuam para um concelho melhor, mais coeso e sustentável. O projeto está a ser ainda desenvolvido com a academia, designadamente, com a Nova SBE. 

Às três equipas de jovens fazemos votos de uma boa viagem até ao Reino Unido desejando que consigam sensibilizar as pessoas para a importância das escolhas individuais nesta emergência climática e espalhar a mensagem que Carlos Carreiras lhes deixou: “ Neste assunto, como na recente pandemia da Covid-19, temos que ser todos por todos e agora mais do que nunca”.  

Veja aqui o vídeo do arranque desta iniciativa