CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Smart Pole chega ao fim

Segunda, 17 Junho 2024
Laboratório apostou na Inovação e Sustentabilidade para um Futuro Neutro em Carbono

Depois de 36 meses a fazer de Cascais um laboratório vivo para a inovação e sustentabilidade, promovendo a neutralidade carbónica e a consciencialização ambiental, o Projeto “Cascais Smart Pole by Nova SBE” chegou ao fim com muito sucesso.

Este espaço urbano de experimentação “living-lab”, em que a interação e participação de todos permitiu caminhar no sentido da neutralidade carbónica, envolveu diversas iniciativas, proporcionando uma plataforma para o envolvimento ativo da comunidade na procura de soluções sustentáveis, fortalecendo os laços sociais através de uma cultura de coletividade que capacitou os cidadãos a tornarem-se agentes de mudança na sua comunidade.

O Cascais Smart Pole foi uma peça central na estratégia de Cascais para alcançar a neutralidade carbónica ao implementar soluções inovadoras e envolver a comunidade, tendo contribuído diretamente para reduzir 60,9tCO2, alinhando-se com os objetivos de descarbonização do município e as metas nacionais para 2050.

Foi também criado um software de cálculo da Pegada de Carbono que estima o impacto ambiental das suas atividades e oferece recomendações para a redução das emissões de carbono, bem como para a otimização dos custos associados. Por outro lado, a calculadora individual criada no website do projeto permite a todos e a cada um o acesso à sua pegada e conselhos para a redução da mesma.

CALCULE A SUA PEGADA DE CARBONO AQUI

O Cascais Smart Pole foi também um espaço de inovação e experimentação, físico e virtual, que permitiu às pessoas experimentar novas tecnologias e práticas sustentáveis. A educação ambiental e sensibilização estiveram sempre presentes e tiveram como foco envolver e educar os stakeholders sobre questões ambientais, promovendo um movimento de crescimento orgânico centrado nas pessoas e na partilha de boas práticas. O projeto ofereceu ainda oportunidades de aprendizagem prática e colaborativa, incentivando a inovação e o empreendedorismo, e procurando atrair diferentes públicos e interesses. Entre os vários momentos destacam-se o Curso de Literacia e Ação Climática e workshops sensoriais, ações comunitárias, como replantação de jardins no bairro, oficinas de bicicletas, de costura e de construção de skates, além de atividades de identificação de plantas comestíveis, almoço com sobras e desperdício alimentar e jogos tradicionais relacionados com as alterações climáticas.

Através da ligação com a aplicação Mobi Cascais, incentivou-se a comunidade ativa do Living Lab para a adoção de comportamentos de mobilidade sustentáveis. Já de forma a promover a economia circular nos resíduos, foi criado um sistema de recolha de óleos alimentares usados (aproximadamente 19 mil litros recolhidos), com a instalação de oleões inteligentes. Os óleos recolhidos são tratados e transformados em zero diesel e este biocombustível é utilizado nos camiões da frota municipal da Cascais Ambiente.

O projeto permitiu ainda a intervenção em áreas verdes, através da reconversão de relvados em prados floridos ou de sequeiro e em canteiros com espécies arbustivas, que contribuem para a biodiversidade, subsistem com água da chuva e promovem a melhoria da qualidade do ar na cidade através do sequestro de carbono. Também se realizaram ações de voluntariado com a plantação de 7900 plantas de 20 espécies diferentes, numa área de 5000 m2. Já no âmbito do Smart Pole Refill, foram realizadas várias visitas técnicas aos estabelecimentos locais, como restaurantes e cafés, para sensibilizar e educar sobre questões ambientais, como o uso de garrafas reutilizáveis e água da torneira é também um marco deste projeto.

Num esforço conjunto rumo à descarbonização, o Cascais Smart Pole by Nova SBE criou uma comunidade sensível, inovadora, alerta e criativa que continuará empenhada em crescer, educar e viver, de forma sustentável!

O Cascais Smart Pole foi financiado pelo Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono" dos EEA Grants e contou com a colaboração de parceiros como a Fundação Alfredo de Sousa, Câmara Municipal de Cascais, Cascais Ambiente, Get2C, PRIO BIO, Veolia e Avfallsteknisk Montasje AS (Noruega).

Saiba mais sobre o Cascais Smart Pole AQUI