CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Ambiente inicia recolha de resíduos alimentares

Sexta, 13 Julho 2018
Resíduos
A Cascais Ambiente iniciou na última semana a recolha de resíduos alimentares no concelho.

Nesta primeira fase do projeto, a recolha incide nos produtores significativos de Cascais e em 1500 habitações onde está a decorrer o projeto piloto Waste4Think.

Cerca de 60 produtores significativos estão envolvidos nesta iniciativa, nomeadamente restaurantes, hotéis, superfícies comerciais, estabelecimentos prisionais e o hospital de Cascais.

No entanto, esta rede de produtores ainda está em fase de expansão, contando-se que venham a integrar esta iniciativa escolas e outras entidades.

Para já perspetiva-se a recolha mensal de cerca de 5 mil toneladas de resíduos orgânicos. A recolha é feita pela Cascais Ambiente de segunda a sábado, em dois circuitos alternados.

"As novas exigências europeias vêm impôr a recolha de resíduos orgânicos, mas o grande desafio é a recolha no sector doméstico. Procurámos uma forma de fazer a recolha desta fração de resíduos o mais eficiente possível e é isso que estamos a testar no projeto piloto Waste4Think, em que os resíduos orgânicos são colocados juntamente com os indiferenciados, mas em sacos específicos. Estamos expectantes. Veremos os resultados com o avançar do projeto", explica Luís Almeida Capão, presidente do Conselho de Administração.

Nos bairros onde está a ser implementado o projeto Waste4Think – Quinta de S. Gonçalo, Lombos Sul e Bairro da Torre, em Carcavelos - os resíduos orgânicos começaram a ser separados. O registo dos participantes no projeto piloto começou nesta semana, estando já a ser entregues gratuitamente pela Cascais Ambiente as chaves eletrónicas para aceder aos contentores e os sacos para a separação desta nova fração de resíduos.

Nestes 3 bairros, a recolha de resíduos orgânicos é feita todos os dias, juntamente com os resíduos indiferenciados, não tendo sido necessários novos equipamentos ou outros circuitos de recolha, uma vez que os sacos são colocados nesse mesmo contentor.

A sensibilização aos produtores signifitivos no concelho, bem como aos participantes no projeto Waste4Think vai continuar, pelo que os quantitativos de RUB deverão verificar um crescimento gradual em Cascais.