CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Caderno da Horta Biológica nas Escolas

Sexta, 18 Dezembro 2020
Novo material de atividades pedagógicas

Uma horta na Escola. Em Cascais são vários os estabelecimentos de ensino onde as pode encontrar. Cuidadas pelos alunos, professores, auxiliares e comunidade educativa, estes espaços permitem o desenvolvimento de diversas atividades e já fazem parte do dia a dia destas comunidades. 

De forma a reforçar a ligação entre a horta e a matéria da sala de aula, o programa “Horta na Escola” lança o "Caderno da Horta Biológica nas Escolas.” Com este novo material os alunos podem, com total autonomia, explorar novos conhecimentos através de atividades práticas na horta. Por exemplo, na disciplina de Estudo do Meio, os alunos aprendem o ciclo de vida das plantas através da observação da semente até ao fruto. Já se forem dividir a quantidade de composto pela área da horta, estão a aprender Matemática. 

O "Caderno da Horta Biológica nas Escolas” pode ser solicitado pelos professores do concelho em versão papel, através do e-mail: terrasdecascais@cascaisambiente.pt ou na versão digital.

“É o reforço de uma atividade que já temos vindo a desenvolver há muito tempo. É uma ação pedagógica de transformação do mundo e da mentalidade, começando pelas nossas crianças,” salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, no lançamento deste novo material.

O programa “Hortas nas Escolas” foi criado há oito anos, com o objetivo de fomentar a inclusão das Hortas Escolares no projeto pedagógico, envolvendo alunos, professores, auxiliares e pais. Através deste programa, desenvolvido pela Cascais Ambiente em articulação com o Departamento de Educação da autarquia, as escolas recebem todo o apoio na fase de planeamento, montagem e execução da horta, assim como plantas (hortícolas, aromáticas e flores comestíveis), fertilizantes orgânicos, ferramentas, sistema de rega e apoio à cava. Os membros da comunidade educativa podem ainda participar em formações creditadas.