
Cascais deu esta segunda-feira, dia 3 de marƧo, um passo decisivo rumo a um futuro mais sustentĆ”vel, com apresentação doĀ Plano de Renaturalização Urbana, uma estratĆ©gia de longo prazo que visa expandir a estrutura ecológica do concelho, para alĆ©m das zonas de proteção especial. A iniciativa, promovida pelo MunicĆpio de Cascais e apresentada hoje na zona envolvente do Mercado de Carcavelos, aposta na criação de corredores ecológicos que ligam espaƧos verdes, promovendo a biodiversidade e tornando a cidade mais resiliente Ć s alteraƧƵes climĆ”ticas.Ā
āEstamos a criar condiƧƵes que contribuam para uma melhor qualidade de vida da populaçãoā, referiu Carlos Carreiras, presidente da CĆ¢mara Municipal de Cascais. āEste esforƧo estĆ” a ser realizado de uma forma consistente, desde hĆ” vĆ”rios anos. AlĆ©m daquilo que se vĆŖ na Ć”rea terrestre, estamos tambĆ©m a promover o crescimento das florestas marinhasā, acrescentou o autarca cascalense, lembrando ainda que āa requalificação das ribeiras do concelho tem, igualmente, permitido a criação de espaƧos verdes para utilização da população.ā
O Plano de Renaturalização Urbana de Cascais prevĆŖ que, nos próximos cinco anos, sejam plantadasĀ mais de 164 mil Ć”rvores e arbustos, reforƧando a cobertura vegetal em Ć”reas urbanas e rurais. No perĆmetro urbano serĆ£o plantadas 2.800 Ć”rvores de arruamento e espaƧos verdes. JĆ” o Parque Natural Sintra-Cascais vai receber 160.600 exemplares arbóreos, dos quais mais de 109.860 estarĆ£o afetas ao projeto LIFE ResLand, promovido pela mesma autarquia e que recebe o cofinanciamento da ComissĆ£o Europeia.
Ao devolver uma cobertura verde significativa ao concelho, Cascais pretende nĆ£o só melhorar a qualidade do ar, mas tambĆ©mĀ mitigar os efeitos das alteraƧƵes climĆ”ticas, reduzindo as temperaturas mĆ©dias no verĆ£o, aumentando a retenção de humidade no solo e capturando COā. Esta estratĆ©gia reforƧa o compromisso da cidade com um desenvolvimento sustentĆ”vel e a preservação do seu património natural, garantindo um ambiente mais saudĆ”vel para as geraƧƵes futuras.
āCascais estĆ” cada mais verde e preparado para os desafios climĆ”ticos. Esta Ć© uma estratĆ©gia que jĆ” vem do passado e que nos faz olhar para o futuro. O Plano de Renaturalização Urbana de Cascais vai muito alĆ©m de melhorar a qualidade do ar. Conseguimos regular a temperatura, reduzindo o efeito de ilha de calor, bem como o isolamento de ruĆdo em zonas de maior afluĆŖncia, com espaƧos verdes que incentivam ainda a prĆ”tica de lazer e atividade fĆsica. Estamos, por isso, a apostar no bem-estar dos nossos munĆcipes e essa vai ser sempre a nossa principal preocupação.ā sublinha Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da CĆ¢mara Municipal de Cascais.
A arborização do concelho desempenharĆ” um papel fundamental naĀ regulação da temperatura local, criando Ć”reas de sombra e reduzindo o efeito de ilha de calor nas zonas urbanas. Para alĆ©m do impacto tĆ©rmico, as Ć”rvores contribuirĆ£o significativamente para aĀ diminuição do ruĆdo, melhorando o conforto acĆŗstico em Ć”reas residenciais e de elevada circulação. Outro benefĆcio relevante serĆ” oĀ reforƧo da privacidade das habitaƧƵes, com a vegetação a atuar como barreira natural, proporcionando maior sensação de seguranƧa e bem-estar aos residentes. AlĆ©m disso, o plano prevĆŖĀ melhorias na gestĆ£o do trĆ”fego de veĆculos e peƵes, promovendo uma circulação mais fluida e segura, tornando os espaƧos urbanos mais agradĆ”veis e acessĆveis para todos. Para alĆ©m dos seus benefĆcios ambientais, esta estratĆ©gia de renaturalização urbana Ć© um investimento essencial naĀ qualidade de vida e no bem-estar da população.
āComeƧƔmos hĆ” 20 anos a trazer o verde de volta a Cascais. Este Plano de Renaturalização Ć© a devolução da natureza Ć cidadeā, afirmou LuĆs CapĆ£o, diretor municipal de Ambiente e Sustentabilidade e presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.
O evento de apresentação de hoje decorreu na zona envolvente do Mercado de Carcavelos, onde foram demonstradas diversas soluções inovadoras para a transformação do espaço urbano. Entre as intervenções realizadas destacam-se a remoção de calçada impermeÔvel para a criação de canteiros ajardinados, a plantação de arbustos e Ôrvores, a integração de vegetação em separadores de trânsito e a implementação de estruturas portÔteis para sombreamento natural.
AlĆ©m de Carlos Carreiras, Nuno Piteira Lopes e LuĆs CapĆ£o, o evento de hoje contou com a presenƧa de Francisco Kreye, Frederico Nunes, JosĆ© DāAlmeida e Diana Vale, vereadores da CĆ¢mara Municipal de Cascais, Nuno Alves, presidente da UniĆ£o das Freguesias de Carcavelos e Parede, assim como das equipas da Ć”rea do Ambiente da CĆ¢mara Municipal de Cascais e da empresa municipal Cascais Ambiente.