CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

EstĂĄ aqui

Adapt.local reĂșne em Cascais

Quinta, 20 Abril 2023
Rede de Municípios para a Adaptação Local às AlteraçÔes Climåticas

A 4.ÂȘ Assembleia Geral da adapt.local - Rede de MunicĂ­pios para a Adaptação Local Ă s AlteraçÔes ClimĂĄticas decorreu em Cascais, esta quarta-feira, 19 de abril. 

No Centro Cultural de Cascais estiveram reunidos os vĂĄrios representantes dos municĂ­pios e entidades que compĂ”e esta rede criada para promover a partilha de conhecimentos e experiĂȘncias, e de um processo contĂ­nuo de planeamento nos municĂ­pios. Os Governos Locais e as cidades sĂŁo peças-chave no combate Ă s AlteraçÔes ClimĂĄticas e para o sucesso da Agenda do Desenvolvimento SustentĂĄvel, missĂŁo que sĂł se concretiza com os vĂĄrios parceiros que complementam o conhecimento e a ação nesta ĂĄrea. Esta rede de municĂ­pios conta tambĂ©m com o envolvimento de centros de investigação, organizaçÔes nĂŁo-governamentais e empresas.

Na abertura da sessão, a Vereadora Joana Balsemão realçou o papel crucial dos municípios na adoção de açÔes concretas, urgentes e com impacto para a proteção do clima, que carecem de uma abordagem integrada intermunicipal, pela realidade sistémica do tema e pela partilha comum de desafios climåticos.

No município são desenvolvidas vårias iniciativas para tornar o território mais resiliente e mitigar o impacto das alteraçÔes climåticas, como o Fundo Adapt Cascais, o Cascais Smart Pole, intervençÔes em espaços verdes, entre muitas outras. 

De recordar, Cascaos foi pioneiro na implementação de um Plano de Ação para a Adaptação Ă s AlteraçÔes ClimĂĄticas – Cascais 2030.  O documento foi apresentado a 15 de setembro de 2017, identificando 13 medidas que integram um total de 80 açÔes que estĂŁo a ser implementadas no municĂ­pio.

Na sessão do Adapt.local desta quarta-feira, foi apresentado o programa de ação 2023-2025, o plano de atividades 2023, a constituíção de Grupos de Trabalho, entre outros assuntos. Destaque ainda para a adesão da Cñmara Municipal de Seia a esta rede como associado efetivo, e da entrada da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e da Universidade NOVA de Lisboa como associados auxiliares.  

O encontro contou ainda com a presença de Carlos Carreiras, presidente da CĂąmara Municipal de Cascais, que manifestou grande expectativa com a capacidade da Associação Adapt.Local em articular e dinamizar soluçÔes coletivas, valorizando a integração do conhecimento gerado nas universidades e grupos de investigação e tendo presente a experiĂȘncia de Cascais nas polĂ­ticas, planos e programas para a Ação ClimĂĄticas.

Sobre a adapt.local

Criada em dezembro de 2016, decorrente do projeto ClimAdaPT.Local, esta rede jå conta com a parceria de mais de 23 munícipios portugueses, envolvendo ainda outras instituiçÔes como universidades, centros de investigação, organizaçÔes não-governamentais e empresas, com a finalidade de dinamizar a adaptação local às alteraçÔes climåticas em Portugal.  

A adapt.local assume como missĂŁo promover um processo contĂ­nuo de planeamento adaptativo que aumente a capacidade dos municĂ­pios portugueses e de outras entidades, pĂșblicas ou privadas, em incorporar a adaptação Ă s alteraçÔes climĂĄticas nas suas polĂ­ticas de atuação e nos seus instrumentos, afirmando a importĂąncia da escala local para a conceção e implementação de soluçÔes de adaptação mais eficazes, eficientes e equitativas.Â