
O projeto LIFE ResLand surgiu, em Cascais, no ano de 2023. Um projeto com financiamento europeu, que visa promover uma paisagem resiliente e adaptada às alterações climáticas, e está a ser implementado no Parque Natural Sintra-Cascais. É uma iniciativa coordenada pela Cascais Ambiente, em parceria com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e com a Proteção Civil de Cascais.
Nesta terça-feira, 18 de novembro, o Centro Cultural de Cascais foi palco de um seminário de balanço destes dois anos da implementação do projeto no concelho.
Da parte da manhã, foi analisado o impacto que este projeto tem tido no aumento da resiliência da paisagem e no ecossistema do parque natural, bem como os desafios que esta proposta traz. Através de uma mesa-redonda, foram apresentadas as aprendizagens que surgiram ao longo destes dois anos de LIFE ResLand. Um seminário que contou ainda com o testemunho de Hélia Marchante, investigadora, que abordou a temática das plantas invasoras, e quais as boas práticas a adotar no combate à propagação das mesmas.
Durante a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de pôr as mãos à obra, num workshop sobre as plantas invasoras em plena Quinta do Pisão.
“Este balanço de dois anos reflete todo o trabalho que está a ser feito no campo, que às vezes passa despercebido a todos nós,” explicou João Cardoso Melo, coordenador do projeto. “A participação da comunidade é determinante para caminharmos juntos e o município está aqui, de facto, para dar este passo em frente e demonstrar boa vontade e determinação em levar este projeto para a frente,” concluiu.
Saiba mais sobre o LIFE ResLand Cascais aqui.






