O Clean Up the Atlantic é uma ação de limpeza do litoral, promovida todos os anos pela autarquia de Cascais, na Baía de Cascais e ao longo da orla costeira. Esta iniciativa pretende alertar as populações para o grande problema da poluição marítima e os efeitos drásticos que tem sob o ecossistema. Aliada a uma boa causa, é também um incentivo à prática de mergulho.
Após o sucesso das últimas ações, Cascais recebe a 15ª edição do Clean Up the Atlantic, amanhã, dia 22 de junho, com ação em dois pontos. A limpeza subaquática acontece no Clube Naval de Cascais, das 09h30 às 13h30. Enquanto a limpeza terrestre, com início à mesma hora, decorrerá entre o Mexilhoeiro e o Farol de Santa Marta. A edição deste ano conta ainda com o apoio de um novo parceiro – Miurpuri Foundation, que estará presente nestas ações.
Também como parceiros fazem parte:
- Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia - APPSA
- Cascais Dive
- Clube Naval de Cascais
- Movimento Claro Cascais
- Sailors for the Sea
- SUP com Alma
- Fonte Viva
Desde 2008, ano em que arrancou a primeira edição do Clean Up the Atantic, já foram recolhidas mais de 14 toneladas de lixo do fundo do mar, por mais de 1800 voluntários em Cascais com idades compreendidas entre os 5 e os 75 anos.
No final de cada ação, faz-se a pesagem do lixo que é encontrado e retirado, e fica exposto no local de forma a impactar a população sobre o tipo e a variedade de materiais que são depositados no fundo do mar e, por conseguinte, afetam a fauna e a flora marinhas.
Ao longo destas catorze edições já foram recolhidos do mar vários utensílios de pesca abandonados, desde cabos, linhas de pesca, redes e armadilhas. Também objetos como sapatos, pneus, baterias de carros, carrinhos de supermercado, rádios, placas de trânsito e até uma trotinete encontraram.
Remover o maior número de lixo possível, é um dos indicadores apontados por esta iniciativa. Segundo dados da última edição cuja média foi de 500kg em 2 horas, a quantidade de resíduos diminuiu. Este facto poderá ser um bom reflexo de melhoria no ambiente em Cascais, e de que o concelho está empenhado por, através de práticas como o Clean Up the Altantic, conseguir uma mudança coletiva de hábitos mais conscientes e sustentáveis.
Além de incentivar à prática de mergulho no concelho, esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Cascais, pretende sobretudo sensibilizar a comunidade local, e não só, para a problemática da poluição no fundo do mar, com principal incidência no lixo marinho e os seus impactes negativos na biodiversidade. Esta ação sublinha ainda a necessidade de adotar boas práticas com vista a preservar um meio ambiente limpo e cuidado. "Manter as nossas praias e as ruas limpas é uma responsabilidade que é de todos. Não podemos continuar a deixar lixo na praia, nas ruas, nem fora dos contentores. O lixo que não vemos ainda existe. Apesar de não estar à vista não desaparece da natureza e isso tem consequências graves com as quais sofremos todos os dias. O gesto que aqui cada um pode ter para mudar este fenómeno, em particular, da poluição marinha, faz toda a diferença. Todos nós devemos assumir o compromisso de manter Cascais limpo, respeitando os espaços públicos e naturais que partilhamos com quem aqui vive e nos visita." defende Nuno Piteira Lopes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Cada vez mais surge a necessidade de repensar os comportamentos que temos e de que forma podem trazer consequência para o meio que nos rodeia. Mais do que limpar, é importante atuar na raiz do problema e procurar alternativas que minimizem a produção de resíduos. Neste sentido, estas ações de limpeza, realizadas por mergulhadores voluntários, permitem o envolvimento e a participação ativa da comunidade, constituindo uma mais-valia para a consciencialização da população para este tema. Por se tratar de um mergulho com um objetivo muito específico e para garantir a segurança de todos, este ano foram redefinidos alguns critérios de participação. Ajude a recolher o lixo do oceano e da orla costeira de Cascais.
Limpeza subaquática no Clube Naval de Cascais | Horário: 09h30 às 13h30
Limpeza terrestre entre o Mexilhoeiro e o Farol de Santa Marta | Horário: 10h00 às 13h30