
Como forma de partilhar novidades, boas práticas e experiências nas diferentes escolas, é organizado, anualmente, o momento de partilha do projeto das Hortas nas Escolas. Um momento onde professores, alunos, pais podem transmitir técnicas, experiências e atividades realizadas ao longo do ano, mostrando como utilizam a horta como ferramenta de ensino e inclusão.
O programa das Hortas nas Escolas oferece, há 13 anos, uma nova forma de os professores e alunos terem contacto com a natureza, desenvolvendo atividades pedagógicas através de uma horta. Com isto, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre plantas e animais no recinto das suas escolas. Para além disso, a horta é utilizada como espaço de terapia, onde os alunos podem cavar, semear e regar plantas que acabam por ser utilizadas nas refeições que os alunos comem diariamente no refeitório – seja em sopas, saladas e muito mais.
Nesta quarta-feira, 7 de maio, decorreu o 13º momento de partilha do programa, no Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Carcavelos. Na parte da manhã, os alunos de várias escolas do concelho, as que fazem parte do programa, puderam apresentar teatros, músicas e atividades que foram desenvolvidas em sala de aula sobre a natureza.
Depois, algumas escolas partilharam vídeos criados com atividades na sua horta escolar. Neste momento, e numa ação intergeracional, aos alunos juntaram-se os séniores do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, que também mostraram um pouco do que fazem na sua horta.
Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, visitou este encontro no Mosteiro, e aproveitou para “deixar um agradecimento a todos os professores e a todas as escolas, mas também a toda a equipa da Cascais Ambiente e em especial das terras de Cascais, que tem levado este projeto para a frente e 13 anos consecutivamente, sempre a crescer e que é um projeto marcante e em especial um dia marcante para todas estas crianças.”
Também a vereadora Diana Vale, com o pelouro da educação, esteve presente neste momento de partilha.
Após um almoço de piquenique, os alunos tiveram a oportunidade de participar num jogo onde puderam trabalhar com materiais como cortiça, tintas naturais, plantas e muito mais, e plantar um tomateiro e sementes de girassol para levar de volta para a sua escola.
Um dia diferente, que promoveu a partilha, o ensino, a inclusão, e a vivência nas hortas escolares, e a celebração de um projeto em crescimento, que oferece novas ferramentas pedagógicas às escolas de Cascais há 13 anos.