CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Os resultados do Fundo AdaptCascais23

Quarta, 4 Dezembro 2024
Projetos promovem combate às alterações climáticas

Em 2023, sete entidades fizeram parte da 2ª Edição do Fundo AdaptCascais, com o desenvolvimento de projetos que vêm ajudar na adaptação às alterações climáticas.

A Food4Sustainability, IDEIA, O Nosso Sonho, Criativa, Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril, Forest Impact e o Rotaract Club de Parede-Carcavelos foram as entidades que fizeram parte desta 2ª edição e que receberam financiamento para tornar as suas ideias em ação e promover a adaptação às alterações climáticas em Cascais. Conheça AQUI os projetos desta 2ª edição.

No passado dia 29 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho foram apresentados os resultados dos projetos implementados nesta edição e a forma como impactaram o combate às alterações climáticas no concelho.

Food4Sustainability – Food4Climate – Desenvolvimento de um jogo, seleção de oito receitas, criação de um ebook com receitas, desenvolvimento de um website informativo que contou com mais de 450 visualizações, ações nas escolas com mais de 80 alunos e um evento final com a comunidade envolvendo mais de 100 pessoas.

IDEIA  – Tires, Linha d´Água: Guardiões do Goilão Zero | 550 pessoas envolvidas, 150 ações concretizadas, 600L de lixo recolhido, 80 incursões, descidas e visitas à ribeira e 20 suculentas plantadas.

O Nosso Sonho – Matos Cheirinhos: Na rota da mudança para um lugar mais sustentável | 32 ações realizadas, 350 pessoas envolvidas, seis entidades parceiras, 16 árvores de fruto plantadas e mais seis árvores autóctones plantadas.

Criativa – Zero Waste Talks II | Duas sessões realizadas, 250 pessoas impactadas.

Forest Impact - Floresta Miyawaki de Carcavelos | Mais de 150 voluntários envolvidos, 600 árvores e arbustos plantados, 30 espécies nativas plantadas, redução da temperatura do solo até 5ºC.

Rotaract Club de Parede-Carcavelos – É Preciso ter Lata | 70 pessoas envolvidas, 66 ações concretizadas, 9400 (125kg) latas recolhidas.

Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril: Sentir a Natureza | Quatro ações concretizadas, 450 pessoas envolvidas, oito chuveiros solares colocados.

Para além dos resultados quantitativos de cada projeto, “os mais de 2 mil participantes nas iniciativas de 2023, e sobretudo aqueles que são mais jovens, ficaram de certeza com uma semente que vai germinar e dar a cada ano mais frutos,” explicou Luís Almeida Capão, diretor municipal do Ambiente.

Foi ainda anunciado que, face ao sucesso deste projeto e do trabalho desenvolvido, será lançada a 3ª edição, que contará com um financiamento de 50.000€, podendo ser alocado até 5.000€ por projeto.

Saiba mais sobre o Fundo AdaptCascais AQUI.